Agricultor de São Lourenço faz sucesso na Bahia
Luis Henrique Osterberg Abel um gaúcho de São Lourenço do Sul, com descendência alemã e mora na Bahia na cidade de América Dourada
Seu foco é na produção de sementes com 16 variedades de pimentas, jiló, maxixe, melancia, 5 variedades de melão, 5 variedades de tomate, cebola, abóbora, berinjela, coentro, milho, feijão de vagem, etc. Também cria tilápia e pirarucu e produz em torno de 60 mil sacos de cebola por ano, sendo um dos maiores produtores de semente da região.
A semente de COENTRO moída aparece como uma das especiarias populares em temperos para carnes chamados de “dry rubs”. A semente é listada como um dos ingredientes originais da fórmula da coca-cola.
“Planto COENTRO, só trabalho com a produção de sementes. Para produzir a semente você não pode cortar para tempero, temos que deixar a planta crescer e produzir a semente. Vendo as sementes de coentro para a empresa Hortivale em Petrolina, Pernambuco. Quando o coentro for para tempero a gente corta ele novinho. Temos o maior cuidado com nossa plantação , trabalho somente com os produtos biológicos que eu mesmo produzo…”
TILÁPIA
Tilápia é o nome dado para várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrocidolita e em particular ao gênero tilápia. Reproduzem-se facilmente e crescem rapidamente
PIRARUCU
O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e vinte centímetros e seu peso pode ir até 330 kg, geralmente é encontrado na bacia amazônica
“…Crio tilápia e pirarucu, mas o negócio bom é a tilápia. Desenvolvi um sistema diferente na minha criação. Vendo para restaurantes e consumidor final. A alimentação dos peixes é ração, com 32% de proteína. Estou montando uma mini fábrica para produzir a minha própria ração. Uma ração balanceada com milho, farelo de soja, farinha de carne, peixe, sangue, minerais, vitaminas, probióticos e nada de hormônios, pois no Brasil é proibido o uso. O sangue é usado para os não ruminantes, sendo permitido usá-lo, é uma fonte de proteína e minerais orgânicos, não se usa o sangue na ração de animais ruminantes por causa da doença “vaca louca.
Tenho na propriedade 4 tanques ou viveiros, com 150 metros quadrados onde alojo 5000 peixes em cada tanque. Minha meta é alojar 2 milhões de alevinos ao ano…”
DEFUMANDO PEIXE
“…Pego a tilápia, tempero bem ela, deixo dois dias na geladeira para pegar bem o tempero, depois eu defumo de duas maneiras: para cozinhar depois ou defumo para comer com pão…”
ALHO
O alho é usado de diversas formas na culinária brasileira, sendo cru, refogado, picado, em rodelas, chás, amassado e outras tantas maneiras.
“…O alho não demanda muito cuidado, precisamos controlar as ervas daninhas. Para a produção de dentes de alho na nossa região, a principal doença chama-se “alternaria”, as ervas daninhas variam um pouco de região para região e as pragas tripes e mosca-minadora. É um cultivo bem fácil o de alho, aqui no nordeste temos que plantar em maio para pegar o inverno, senão é muito quente e não forma a cabeça do alho…”
Essa é um pouco da história de mais um brasileiro que se deslocou do sul do Brasil para ter suas plantações no nordeste, esse país é gigante e tem espaço para todo mundo é só querermos crescer e evoluir na vida. O agro nunca para e nunca parou, pois é o responsável pela comida que chega na sua casa diariamente.