Mariana Pimentel registra morte de bovino por Carbúnculo Hemático
Nesta quarta-feira (06), através da fanpage da prefeitura municipal no facebook, foi informado que um bovino veio a óbito depois sofrer Carbúnculo Hemático em uma propriedade do município marianense.
O carbúnculo hemático, é causado por uma bactéria anaeróbica e gram-positiva, classificado como zoonose que ataca principalmente bovinos, ovinos e equinos causando uma septicemia rapidamente mortal, não sendo em alguns casos possível o tratamento, por um de seus primeiros sintomas ser a morte do animal.
Agente etiológico é o Bacillus anthracis, também conhecido como Antrax.
De acordo com nosso clima subtropical, alta densidade pluviométrica devido os meses chuvosos onde há elevado grau de umidade, a incidência de Carbúnculo Hemático tem alta ocorrência, principalmente no início da primavera.
Encontrada no ambiente:
* Em tecido corpóreo de animais mortos;
* Utensílios como agulhas e seringas;
* Em solos úmidos e alcalinos;
* Em poças de água com sedimento orgânico;
* Áreas que sofrem com inundações, podem permanecer no solo por 15 anos.
Sinais Clínicos
Depois de ingerido o animal vem a óbito em torno de 2 horas na forma hiperaguda e em até 48 horas na forma aguda, após quadros de;
* Convulsões, ou movimento de pedalagem;
* Apatia;
* Hipertermia (42°C);
* Respiração rápida;
* Mucosas congestas;
* Hemorragia.
Geralmente os animais são encontrados mortos no campo, com descargas de sangue pelos orifícios, narinas, boca, ânus e vulva.
Em humanos, causa a Pústula Maligna.
Controle
Os cadáveres devem ser queimados ou enterrados a uma profundidade de 3 metros de profundidade sendo despejado por cima, cal virgem.
Retirada do animais da área onde ocorreu a contaminação e drenagem de áreas úmidas ou alagadas.
Tratamento Profilático
É exclusivamente preventivo, nos meses de agosto e setembro, com vacinação de todo o rebanho, a partir dos 4 meses de idade para animais jovens, com repetição dentro de 30 dias. Animais adultos devem ser vacinados anualmente. Não é recomendado vacinar fêmeas gestantes. Consulte o médico veterinário de sua confiança.
Fonte: Secretária de Agricultura de Mariana Pimentel, Setor Veterinário, Inspetoria Veterinária e EMATER ASCAR- RS.