Geral


Músico atacado com ovos enquanto tocava no litoral de São Paulo ganha bolsa de estudos

Luiz Felipe Salinas Almeida, de 20 anos, viaja de cidade em cidade tocando nas ruas para ajudar a sustentar o filho de um ano
12/10/2021 O Sul

O músico de rua, de 20 anos, que foi atacado com ovos enquanto tocava violoncelo em uma rua movimentada de Santos, no litoral de São Paulo, ganhou uma bolsa de estudos em Música após a repercussão da humilhação nas redes sociais. O artista viaja de cidade em cidade tocando nas ruas e em comércios para sustentar o filho pequeno, de um ano.


Luiz Felipe Salinas Almeida foi atacado enquanto tocava na Avenida Floriano Peixoto na semana passada. Ele estava em frente a uma loja de instrumentos quando alguém, em um dos apartamentos vizinhos, jogou os ovos em direção a ele e seu instrumento.


Após o episódio, Luiz foi contratado para tocar em três lugares, sendo dois eventos e uma serenata. A organizadora de um desses eventos, Renata Viegas, se comoveu com a história de vida do artista e decidiu ajudá-lo com uma bolsa de estudos integral para que ele pudesse se formar em Música.


“Fiquei bem tocada [com a ovada]. É um artista, um músico, fico pensando como alguém faz isso com outras pessoas que só estão levando alegria para as outras”, disse. “Aquilo me deixou muito chateada, fiquei pensando no que eu poderia fazer para ajudá-lo”.


Esperança


“Vou dar o primeiro empurrão. Se ele consegue tocar assim com pouca instrução, imagina quando se formar músico”, disse Renata.


Então, ela entrou em contato com o músico, por telefone, e o convidou para tocar em seu evento no último fim de semana. Durante uma de suas apresentações, Renata o chamou e ofereceu a bolsa de estudos. “Ele me olhava sem acreditar”, recorda.


Assim que fizer a prova de ingressão, ele estudará Música na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) no modelo de ensino à distância, com bolsa integralmente custeada pela empresária. Ele ainda foi convidado a tocar uma vez por semana no evento promovido por ela, no Centro da cidade. Por ser à distância, se preferir, Luiz poderá seguir viajando de cidade em cidade para tocar para novos públicos.


Vida na estrada


Luiz Felipe contou em entrevista que pensou que nunca passaria por uma humilhação daquele tipo. Ele, que é natural de Sorocaba, no interior paulista, diz que desde a gestação do filho, que hoje tem um ano e seis meses, passou a viajar entre as cidades de São Paulo e Minas Gerais procurando por lugares para tocar. “Todas as cidades em que fui eu consegui trabalho”, contou.


O músico toca em bares, restaurantes, lojas e, principalmente, nas ruas para divulgar o próprio trabalho. Ele está em Santos há três semanas. Atualmente, essa é sua única fonte de renda e é com esse dinheiro que ele paga a pensão alimentícia do filho.


Luiz, que tem o costume de dormir dentro do próprio carro para economizar os custos de hospedagem nas cidades por onde passa, chegou a ter o veículo guinchado em Santos e precisou contar com a ajuda de desconhecidos para reaver o veículo.


“Quero levar isso como objetivo de vida. No começo, foi uma necessidade. Hoje em dia é minha profissão e o meu sonho. Quero chegar em um dia em que eu não dependa somente de tocar na rua. Não quero parar de fazer isso nunca, mas quero que seja uma opção”, conta.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS