Geral


Pesquisa mapeia cadeia de fornecedores locais de Camaquã

Estudo tem o objetivo de aumentar a participação e competitividade de empresas locais
24/11/2021 Portal ClicR

Com o objetivo de mapear e fomentar oportunidades para empresas com potencial de atuar junto à Prefeitura Municipal, o Sebrae RS finalizou neste mês de novembro uma pesquisa junto à cadeia de fornecedores locais de Camaquã. O estudo desenvolvido pela organização integra a segunda etapa do Eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Poder Público, o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.

A pesquisa foi realizada de forma online ao longo dos últimos dois meses e contemplou um grupo de 33 empresas, entre fornecedores e não-fornecedores da Prefeitura Municipal. “O estudo funciona como uma base de dados que identifica o perfil das empresas. Com base nestes dados, o município tem mais condições de facilitar o acesso à licitações públicas para aqueles empreendedores que têm este objetivo”, explica o coordenador da Sala do Empreendedor de Camaquã, Wagner Dias.

Baseado em uma metodologia própria da organização, o estudo tem três metas centrais: entender a cultura das empresas locais em licitações; entender a imagem da prefeitura perante fornecedores, e levantar pontos de melhoria. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições. Microempreendedores Individuais (MEI).

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Educação Empreendedora e Compras Governamentais. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Finalmente, o eixo de Educação Empreendedora busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

nacional gas telefone 2

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS