Geral


Fim da Violência Contra a Mulher é evento marco em Sertão Santana

Pelo menos 100 pessoas passaram pelo evento
29/11/2021 Portal Clic
Na terça, 23 de novembro, o município de Sertão Santana marcou um novo momento para a comunidade sertanense através da execução de Políticas Públicas voltadas ao Combate à Violência Contra a Mulher trazendo para debate a importância da conscientização sobre o universo no qual estão inseridas as mulheres vítimas de violência, também em alusão ao dia mundial de combate à Violência Contra Mulher, 25 de novembro. O evento aconteceu durante todo dia no Clube Esperança, uma realização da Prefeitura de Sertão Santana, com apoio do comércio local e parceiros do município.

Pelo menos 100 pessoas passaram pelo evento, a abertura contou com a presença do Prefeito Ivo Stein, Vice-Prefeito Marcos Souza, 1º Tenente Joelce de Carvalho, Comandante do 2º Pelotão de Barra do Ribeiro, Deputada Kelly Moraes (PTB), Secretária de Educação Cintia Gimenes, Presidente da Câmara de Vereadores Evandro Robe, Secretário de Assistência Social Deivis Bujes da Silva Giru e a Presidente do Conselho de Mulheres, de Sertão Santana, Lucimeiri Raphaelli, durante a tarde a Juíza de Direito da Comarca de Barra do Ribeiro, Dra. Uda Roberta Schawrtz, a Embaixadora do Vamos Juntas e Diretora de políticas para Mulheres do RS, Bianca Feijó e o ex-prefeito de Tapes, Silvio Raphaelli também contribuíram com exemplos e vivências acerca do tema.

Durante todo o evento as mulheres aproveitaram os serviços que estavam sendo oferecidos por empresárias locais, Cabelo, Maquiagem, Massagem, Unhas, Limpeza de Pele, Instrução Física e muitos brindes foram oferecidos ao público.

Segundo os dados apresentados pelas palestrantes da Casa da Mulher, em Barra do Ribeiro, última palestra do dia, o Brasil é o 5º no ranking dos países com maior índice de feminicídios, a cada 2 minutos no Brasil uma mulher reporta agressão, sendo apenas 11% o índice de mulheres que denunciam. Durante a palestra da manhã da psicóloga, Thielsen Dumke, uma dinâmica foi realizada com objetivo de identificar como o machismo é naturalizado em conversas do dia a dia, através de reforços sociais, através de frases que escutamos todos os dias, como por exemplo: homens são assim mesmo! Presente em todas as falas e palestras, a relevância e a importância da Denúncia, para aplicação da Lei Maria da Penha (nº11.340), lei baseada na história de violência e tentativas de feminicídio contra Maria da Penha, abordagem reforçada pelo Tenente Joelce de Carvalho sobre os papéis do estado para atendimento às vítimas, disponibilizando os números 180 e 190 como canais diretos de comunicação para denúncias.

As Escolas municipais fizeram parte do evento e em conjunto com os alunos construíram projetos acerca do tema, fortalecendo o processo de conscientização através da Educação, base para formação de cidadãos mais conscientes.

Os anfitriões do evento, Prefeito e Vice-Prefeito falaram sobre a importância de debater o tema com a comunidade parabenizando a organização do evento pela abertura ao debate trazendo histórias que vivenciaram em núcleos pessoais, violência física, moral ou psicológica, “Muitas vezes as humilhações podem ser até piores que um tapa, esses são os bandidos das palavras “enfatizou o Prefeito. A criação do Conselho da Mulher se deu através da Assessora de Planejamento, Lucimeiri Raphaelli, Presidente do Conselho das Mulheres que, agradeceu os gestores por olhar para o tema com atenção e abrir espaço, sabendo da importância dos projetos em sociedade “Leis existem e não são poucas, só que para fazer funcionar é preciso engajamento, fortalecimento, não é fácil o encorajamento para essas mulheres, este evento é o início de uma política pública que vai olhar com mais atenção para essa causa”, destacou a Presidente.

Conheça os apoiadores do evento: Agafarma, Move IT Academia, Kpedama Conceito Fiscal, Infinity, Equipe de funcionários do Sicredi, Movéis Krieger, Do Sertão Alimentos, Espaço Bem Estar, Bru Store, Salão Márcia Schawlm, Advogadas Stein e Raphaelli, Espaço Conexão Zen, Lineu Pinzon, Lojas Lebes, Loja Jak, Schawlm Metalúrgica e Energia Solar, Esporte Clube Esperança, Karina Hair, Adri Salão de Beleza, Pró Análise, Laboratório de Análises Clínicas, Poliana Olsieski Massoterapeuta.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS