Saúde e Bem Estar


Campanha lança certificado digital para doação de órgãos no RS

Mais de duas mil pessoas aguardam por doações no Rio Grande do Sul. Declaração pode facilitar transplantes.
02/12/2021 G1

Sete entidades lançam nesta quinta-feira (2) a campanha Diga Sim à Doação de Órgãos. O objetivo é conscientizar a população de que as famílias dos doadores precisam saber da decisão. Para registrar essa vontade, foi lançado um certificado digital de doador, que pode ser feito pela internet.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federalsul), Rodrigo Sousa Costa, uma das entidades responsáveis pela campanha, isso é importante porque quem acaba decidindo sobre a doação dos órgãos é a família de quem morreu.

"Neste momento de dor os familiares não tem disposição para pensar no assunto e, por isso, é tão importante que saibam da decisão", explica.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), cerca de 2,2 mil pessoas aguardam atualmente por um transplante no estado. Em 2021, o RS teve 130 doadores efetivos, enquanto 555 mortes encefálicas foram notificadas. Em 48% das mortes, a pessoa não era doadora em vida e em 14%, as famílias foram contrárias à doação.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS