Dom Feliciano


Arquiteta e Urbanista Daiana Rosinski, apresenta TCC sobre Dom Feliciano

Objeto central deste projeto, o Morro da Cruz do Imigrante é um local de extrema importância histórica para a população local
03/12/2021 Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

Nesta quinta-feira (02), a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da escola Politécnica da PUC (Pontifícia Universidade Católica do RS) Daiana Rosinski, apresentou seu TCC (trabalho de conclusão de curso) desenvolvido para Dom Feliciano.

A apresentação foi feita na sala de reuniões na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Dom Feliciano e contou com a presença do Pároco Padre Tomaz, Prefeito Clenio Boeira da Silva, Vereador Felipe Guimarães, secretários e outros servidores. 

O projeto surgiu inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS e visa enaltecer o município de Dom Feliciano destacando a sua história, cultura e belezas naturais. Ao mesmo tempo, cria oportunidades de diversificação econômica por meio da expansão do turismo na cidade.

A proposta se divide em três vias de ação: o reparo da Capela Municipal; a criação de um parque e mirante no morro da Cruz do Imigrante; e a criação de uma rota turística ligando esses dois locais e integrando outros monumentos e prédios históricos ao longo do caminho. 

A capela municipal, erguida a mais de 100 anos, abriga os restos mortais de dois padres muito queridos pela população e de grande importância para a história da cidade. Padre Mathias Piech, primeiro sacerdote da cidade, e Padre Witor Dewor, assassinado covardemente no santuário da cidade e considerado santo pela população local. Isso faz da capela municipal um importante local de adoração até os dias de hoje. 

Objeto central deste projeto, o Morro da Cruz do Imigrante é um local de extrema importância histórica para a população local. Além de servir como marco para a imigração polonesa no município, a sua localização proporciona uma vista panorâmica para toda a cidade. O projeto para a criação do Parque do Imigrante visa celebrar a importância deste local. O parque ainda conta com um prédio comercial que abriga um restaurante, café e loja de produtos locais, servindo também como um mirante para a cidade.

Esses dois pontos marcam o início e fim da nova rota turística denominada Rota Caminhos da Fé. As ruas abrangidas pela rota ganham calçadas padronizadas, totens com informações sobre os monumentos, ciclofaixas e arborização em todo o percurso. A rota visa celebrar e preservar a história do município, marcada pela religiosidade e devoção do seu povo. 

Vídeo de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=AuLh8HMEQf8

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS