Dom Feliciano


Está disponível em Dom Feliciano na Secretaria Paroquial o Oplatek

A tradição familiar altamente estimada consiste em partir o oplatek na véspera de Natal
07/12/2021 Donfa News

O Oplatek, uma preciosa tradição polonesa na Véspera de Natal, está disponível na Secretaria Paroquial de Dom Feliciano, na Avenida Borges de Medeiros, ao lado do Santuário. 

Trata-se de uma espécie de bolacha fina, semelhante à hóstia, na qual costuma ser estampada uma elaborada cena de Natal. Historicamente, elas eram distribuídas nas casas dos paroquianos durante o Advento.

A tradição familiar altamente estimada consiste em partir o oplatek na véspera de Natal. O pai, ou membro mais velho da família, começa a cerimônia tomando o oplatek, partindo o primeiro pedaço dele e dando-o para a esposa. Ao fazê-lo, ele pode compartilhar breves palavras de agradecimento, votos de boa saúde ou pedido de perdão.


Depois dessa partilha inicial, o oplatek é compartilhado com cada membro da família de maneira semelhante, começando pelos mais velhos até os mais novos. É uma cerimônia comovente, que pode ajudar inclusive a curar mágoas do ano que está terminando.

A tradição do oplatek tem sobrevivido à prova do tempo e ainda é celebrada em muitas partes do mundo. Ela mantém o verdadeiro “espírito do Natal” e une a família para celebrar o Nascimento de Jesus Cristo.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS