Aumenta para 12 o número de mortes causadas pela variante ômicron no Reino Unido
Aumentou para 12 o número de mortes, no Reino Unido, causadas pela ômicron, variante do coronavírus que tem se espalhado pelo mundo, informou o vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, nesta segunda-feira (20).
Detectada pela primeira vez na África do Sul, há menos de um mês, a nova variante se espalha mais rápido do que a delta e já foi confirmada em quase 90 países, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Estudos indicam que ela é mais transmissível – o Reino Unido, por exemplo, tem registrado sucessivos recordes diários de novos casos –, mas ainda não se sabe se causa uma forma mais grave de Covid-19.
Também nesta segunda, o governo de Israel anunciou que vai proibir voos dos Estados Unidos, do Canadá e de mais oito países em meio à rápida disseminação global da ômicron.
A medida ainda precisa ser aprovada por uma comissão parlamentar para entrar em vigor e vai afetar também voos da Alemanha, Bélgica, Hungria, Itália, Marrocos, Portugal, Suíça e Turquia.
A nova cepa do coronavírus provoca novas medidas de isolamento social na Europa: a Holanda iniciou no domingo (19) um lockdown de três semanas, Paris cancelou sua festa de Réveillon, e o prefeito de Londres (Inglaterra), Sadiq Khan, afirmou que novas restrições serão inevitáveis.