Dom Feliciano


Entenda de onde surgiu a ideia do monumento de máquinas em frente ao Salão Paroquial

A decoração foi uma ideia de Marco Aurélio Janovik, empresário local
28/12/2021 Donfa News

Nos últimos dias, algumas dúvidas foram criadas pela população de Dom Feliciano em torno dos implementos colocados no muro do Salão Paroquial. Iremos explicar agora o que significa.

A decoração foi idealizada, planejada e executada por Marco Aurélio Janovik, empresário local muito conhecido em Dom Feliciano. Ao ser procurado pelo Portal de notícias Donfa News, ele contou que diversas vezes passou em frente a Galeria Paroquial e notou o espaço vazio que havia entre ela e o Escritório Paroquial. Um espaço  que na visão dele poderia ser transformado em uma homenagem aos agricultores.

Visto que a Imigração e colonização Polonesa foi em 1891, nesse ano de 2021 está sendo comemorado 130 anos de Imigração e Colonização Polonesa em Dom Feliciano. Dessa forma, surgiu a ideia de fazer algo alusiva a está data. 

Após receber a liberação para o fazer a homenagem, Marco desenhou o esboço do projeto para colocar em prática. E pegando o exemplo de outros municípios que costumam expor máquinas antigas, ele começou a procurar pela Máquina Trilhadeira.

Após cerca de três meses em busca da máquina, ele finalmente encontrou uma ideal para realizar o monumento. E ainda houve todo um processo para restaurar a máquina e deixá-la perfeita para cumprir seu objetivo. Além dela, também há outras máquinas antigas no local, que foram doadas e também restauradas para completar a homenagem. 

O custo total do projeto foi de 19.400,00 reais. O investimento foi custeado por Marco e a intenção é de marcar os 130 anos da Colonização e Imigração Polonesa no município, e ao mesmo tempo homenagear os produtores rurais.

Abaixo veja a lista das máquinas que estão expostas em frente ao Salão Paroquial:

Trilhadeira: era usada pelos imigrantes para preparar e debulhar sua produção de grãos, como, trigo, feijão, milho, linhaça entre outros.

Arados: eram usados para arar a terra e usados com tração animal (bois).

Capinadeira ou cultivador: eram usados para carpir a terra, para se livrar de ervas daninhas que eventualmente atacavam a lavoura e também com tração animal (cavalos).

Rodas raios de madeira: rodas que eram usadas nas carroças ou carretas para transportar a produção e com tração animal (cavalos ou bois).

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS