Donfelicianense é selecionada na “peneira” de judô da Sogipa
Celeiro de grandes judocas, Sogipa realizou em agosto de 2021 peneira para prospectar novos talentos. Aprovados podem receber bolsas de até 100%
Casa de formação de grandes judocas brasileiros, como João Derly e Mayra Aguiar, a Sogipa realizou no dia 23 de agosto uma seletiva de judô a fim de prospectar jovens talentos para as suas equipes de base. A peneira, que ocorreu no templo sagrado da modalidade, no dojô do clube, e pode oferecer aos judocas selecionados bolsas de até 100%, caso atinjam um nível alto na avaliação que é realizada pelos técnicos do clube.
A seletiva de judô compreende as categorias sub-13 (nascidos em 2009 e 2010, sub-15 (nascidos em 2007 e 2008), sub-18 (nascidos em 2004, 2005 e 2006) e sub-21 (nascidos em 2001, 2002 e 2003), tanto do naipe feminino quanto do masculino. Dessa forma, o processo de seleção será dividido em dois horários. A partir das 19h ocorre o teste para as categorias sub-13 e sub-15, já às 20h, para o sub-18 e para o sub-21.
Para participar da seletiva não é necessário ser associado da Sogipa. Ou seja, qualquer criança ou jovem, obedecendo a programação, poderá participar do processo. Cada candidato teve que comparecer ao clube portando documento de identificação e o comprovante da inscrição realizada no site da Sogipa. Além disso, cada participante teve que levar, no dia, seu próprio material esportivo.
A Donfelicianense Helena Rassier de 13 anos conta ao Donfa News que foi incentivada pelo Sensei Sachi, seu instrutor de judô da época.
“Meu sonho era sempre ir mais a fundo com o judô, mas com o tempo veio a pandemia e paramos de treinar. Em agosto de 2021 o Sachi me falou sobre uma peneira que a Sogipa iria fazer, e eu quis participar. Perguntei o que ele achava, se eu tinha chances... ele disse que sim e que era para eu tentar. Como fazia muito tempo que eu não lutava e não treinava, eu e ele conversamos e ele conseguiu a liberação do dojô. Treinamos por duas semanas e eu fui lá na Sogipa, fiz um treino teste que era a peneira e eles me chamaram”. Conta a jovem judoca.
Helena ressalta ainda a importância do apoio da família, que está em todos os momentos encorajando e estimulando ela a seguir seu sonho. Falando em sonho, ela nos conta que pretendo focar nos treinos, participar de campeonatos grandes e se preparar para as Olimpíadas no futuro.
Atualmente a atleta se mudou e foi morar com seu pai em Porto Alegre, treina todos os dias nos turnos da tarde e da noite.
Ficamos muito felizes em dar essa notícia aos Donfelicianenses e desejamos todo sucesso do mundo para a jovem Helena Rassier, que conquistes seus sonhos e objetivos, levando o nome da nossa cidade e da academia Soajudo que foi onde tudo começou.
Interessados em conhecer e praticar o Judô em Dom Feliciano podem procurar a Soajudo localizada nos fundos do ginásio Municipal de Esportes, a partir das 17h30min ou entrar em contato pelo telefone 51 997090189.