Agronegócio


Vaca dá à luz a bezerros quadrigêmeos em Vila Estância Nova

Os quadrigêmeos, três fêmeas e um macho são todos com cores e características diferentes
06/01/2022 Folha do Mate

A tardinha do dia 28 de dezembro foi inusitada na propriedade da família Kist, em Vila Estância Nova. Márcia Inês Kist, 46 anos, e Antônio Jacob Kist, 47 anos, foram surpreendidos quando a vaca Méqui iniciou o trabalho de parto por volta das 20h. “Eu vi que ela não ia conseguir ter o parto sozinha, e logo chamei o veterinário”, conta Kist.

“O veterinário auxiliou ela e logo nasceu o primeiro terneirinho. Mas eu achava estranho, durante o período gestacional achei que ela poderia ter gêmeos, mas nos últimos dias tava com pouca barriga, então achei que era um mesmo”, relata.

Após a aferição, o profissional verificou que ainda havia mais um terneiro para nascer. “Já levamos um susto”, conta o produtor rural. “Mas quando ele disse que tinha o terceiro, achei que era mentira. E quando vê veio o quarto terneiro, isso eu nunca vi, isso é raro”, salienta.

O nascimento dos terneiros quadrigêmeos movimentou a propriedade nos últimos dias. “Eles nasceram pequenos, sem muita força, então a solução foi tirar o leite da vaca e dar em mamadeira, eram quatro vezes por dia pegando eles no colo e tratando. Agora são três vezes ao dia, mas já conseguem se virar sozinhos”, relata Márcia.

Quadrigêmeos são considerados raridade

Conforme o médico veterinário que fez o parto dos terneiros quadrigêmeos, Henrique John Schonarth, o caso é considerado raríssimo. “A vaca entrou em trabalho de parto na meia tarde, mas a família percebeu e me acionou no início da noite. Como ela não conseguiu contrair tivemos que auxiliar o parto. Quando iniciei o atendimento já imaginei que poderiam ser dois, pois ela tem histórico genético de gestação gemelar. Mas foi uma verdadeira surpresa quando vi que eram quatro, e todos com vida”, afirma.

Schonarth que é proprietário da Honcler Vet, em Venâncio Aires, explica que os terneiros são pequenos e nasceram com um terço do tamanho considerado normal. “Eles tiveram uma formação normal, mas como eram muitos dentro do útero eles ficaram pequenos. Porém, já foi possível constatar que essas três fêmeas serão inférteis, pois não desenvolveram as características reprodutivas”, comenta o médico veterinário.

Os quadrigêmeos, três fêmeas e um macho são todos com cores e características diferentes. Segundo o engenheiro agrícola da Emater, Diego Barden do Santos, os quadrigêmeos são bivitelinos pois apresentam características diferentes.

A gestação da Méqui é considerada raríssima segundo o extensionista da Emater. Para o produtor a situação também foi uma surpresa. “Eu nunca ouvi falar no nascimento de terneiros quadrigêmeos aqui na nossa volta. Nunca pensei que seriam quatro de uma vez só, pois a Méqui não estava tão barriguda e inquieta”, detalha.

A Méqui está na família há cerca de 10 anos, ele é de raça holandesa com uma mistura de jersey. Uma das curiosidades é que a vaca já tinha tido gêmeos há alguns anos. “Quando eu contratei o serviço de inseminação artificial ela sempre tinha um terneiro só. Há uns três anos atrás ela teve gêmeos, mas foi com monta natural, e dessa vez também foi assim”, explica o produtor.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS