Geral


Crianças recebem vacinas de adultos e vencidas em comunidade rural da Paraíba

Mães receberam um aviso no celular para levar os filhos ao posto de saúde no dia 7 de janeiro
19/01/2022 Globo News

Pelo menos 48 crianças de 5 e 11 anos receberam vacinas da Pfizer para adultos entre 29 de dezembro de 2021 e 11 de janeiro deste ano no assentamento Estiva do Geraldo, no município de Lucena, que fica na área rural da Paraíba, depois de uma comunicação equivocada que saiu da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade.

A vacinação das crianças, portanto, começou antes do início da campanha de imunização infantil. Além da dosagem errada, as vacinas estavam vencidas.

O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o caso e a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba trabalha para identificar e monitorar as crianças que teriam tomado o imunizante de maneira equivocada. A técnica que vacinou as crianças com doses de adultos disse que recebeu a ordem de “vacinar todas as pessoas”.

Nesta segunda-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi a Lucena.

“Essas vacinas foram aplicadas de maneira inadvertida. É o que nós consideramos erro vacinal. São 48 crianças e incumbe às autoridades sanitárias locais e do estado fazer essa vigilância (...) e também verificar a resposta imunológica dessas crianças à essa vacina”, afirmou o ministro.

O prefeito da cidade, Léo Bandeira, disse que foi aberto um inquérito: “Assim que tomamos conhecimento dessa situação, afastamos a profissional. Abrimos um inquérito administrativo, estamos apurando toda a situação."

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS