Família de Vera Cruz faz a seleção do tabaco em espaço com ar-condicionado
A ideia de que o serviço para quem atua no meio rural deve ser sempre muito castigado, sobretudo devido às condições climáticas, passa a mudar a partir do surgimento e a possibilidade de instalação de equipamentos tecnológicos. A família Ziebell, de Linha Alta, em Vera Cruz, instalou placas de captação da energia solar. Assim, conseguem manter um condicionador de ar no ambiente onde fazem a seleção das folhas do tabaco, antes do enfardamento.
Com rádio ligado, tocando música ou garantindo a atualização das notícias, eles ficam em um ambiente fechado, com o ar acionado. É uma forma de aproveitar a estrutura e ainda minimizar os intensos dias de calor registrados desde o início do ano.
Manter a estrutura com uma temperatura mediana e agradável não é a única forma de agilizar o trabalho na propriedade. O casal Everton Alexandre Ziebell, 33 anos, e Cássia Ziebell, 31 anos, não mede esforços para garantir a instalação e aquisição dos equipamentos, que possibilitam o dinamismo necessário, além de reduzir o custeio da propriedade.
Foi com esse pensamento que Everton providenciou a aquisição de uma facilitadora de colheita. Dessa forma, torna rápido o trabalho, além de resolver o que considera um dos principais problemas enfrentados pelos produtores na atualidade: a falta de mão de obra qualificada.