Geral


Agricultores familiares e camponeses estão em frente a Secretaria da Agricultura reivindicando ações dos governos estadual e federal

Dentre as pautas, os agricultores solicitam a liberação de crédito e auxílio emergencial, junto com a liberação de 23 milhões dos recursos do BNDES que estão na conta do governo do estado
16/02/2022 Donfa News

Na manhã desta quarta-feira (16), cerca de 1300 agricultores familiares e camponeses do conjunto de entidades do campo esperam a abertura dos portões da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, localizada no centro de Porto Alegre, para cobrar ações urgentes e eficazes do Governo Estadual e Federal na busca de minimizar os efeitos da estiagem no RS.

Dentre as pautas, os agricultores solicitam a liberação de crédito e auxílio emergencial, junto com a liberação de 23 milhões dos recursos do BNDES que estão na conta do governo do estado, também buscam a criação de um Comitê Estadual da Estiagem com participação de secretarias e órgãos do governo, entre outras. Em relação ao governo federal, os agricultores pedem a liberação de crédito e auxílio emergencial, anistia das dívidas e a liberação de milho com valor subsidiado da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Além dos trabalhadores da agricultura familiar, que são oriundos de diversas regiões do estado, também participam da ação movimentos urbanos, comunitários e sindicais.

A mobilização se deve ao cenário de descaso do governo, o qual tem sido denunciado pelos agricultores familiares desde o final do ano passado, quando buscaram alternativas de diálogo junto ao governo estadual e federal. Os órgãos públicos têm se demonstrado desinteressados com a situação, deixando como saída para os agricultores a mobilização para cobrar ações efetivas.

Durante o dia, os agricultores familiares e camponeses seguirão em mobilização com objetivo de mostrar para os governos, a alarmante situação que estão enfrentando e também estarão solicitando, novamente, uma audiência pública com a Secretária da Agricultura, no intuito de cobrar ações efetivas.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS