Jovem de 18 anos é preso no RS por forjar sequestro e extorquir tia na Suíça, diz polícia
Um homem de 18 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (17), em Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por suspeita de forjar o próprio sequestro e extorquir a tia materna, que vive na Suíça, e a mãe, que vive no estado. Conforme a Polícia Civil, o rapaz teria gravado um vídeo em que simulava ser agredido (veja acima) e exigido o pagamento de 6 mil francos suíços, o equivalente a R$ 33,7 mil pelo "resgate".
Até a prisão, o jovem era considerado vítima de extorsão mediante sequestro. Após receber a denúncia dos familiares, a Polícia Civil passou a realizar buscas pelo rapaz, que não era encontrado há cerca de dois dias.
Os agentes localizaram o jovem em uma residência na cidade de Imbé. No local, foi verificado que o próprio rapaz era responsável pela extorsão.
"Apuramos que era mentira, ele estava extorquindo a família. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão", diz o delegado Antonio Carlos Ractz.
Após o registro da ocorrência, o jovem foi encaminhado para o sistema prisional. A Polícia Civil pediu ao Poder Judiciário a conversão do flagrante para prisão preventiva e já conta com o aval do Ministério Público, afirma o delegado.
O rapaz já teria vivido na Suíça, com a tia, durante um período. De acordo com Ractz, os pais do jovem reagiram com decepção ao descobrir o que de fato tinha acontecido.
"Imagina os pais deles nervosos, chorando. A tia nervosa, lá na Suíça, desesperada. Foi um misto de decepção com a felicidade de encontrar o guri vivo", relata o delegado.
Um segundo indivíduo, já identificado, teria auxiliado o suspeito. O imóvel utilizado para simulação do cativeiro seria a casa desse amigo, também em Imbé. A investigação realizou pedido de prisão preventiva do suspeito ao Poder Judiciário e aguarda decisão da Justiça.
A investigação foi feita pela Delegacia de Imbé e pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos da Divisão de Investigação Criminal (DINC) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).