Chuvisca


A Paróquia São João Paulo II de Chuvisca realiza missas nesta quarta-feira de cinzas na Igreja N. Sra. De Lourdes e na matriz São José

A Secretaria Paroquial informa que os livrinhos e guirlandas das novenas em Preparação à Páscoa já estão disponíveis
02/03/2022 Donfa News

A Paróquia São João Paulo II de Chuvisca realiza as missas nesta quarta-feira de cinzas na Igreja N. Sra. De Lourdes, às 19h e na matriz São José às 20h30min, ambas com imposição das cinzas. Nas sextas feiras da quaresma haverá como de costume a via-sacra às 19h.

A Secretaria Paroquial informa que os livrinhos e guirlandas das novenas em Preparação à Páscoa já estão disponíveis.

Na ocasião em que convida os paroquianos e simpatizantes para as atividades, o Pároco Pe. Gerson Schmidt que também é jornalista, deixa uma reflexão.

Cinzas e Campanha da Fraternidade 2022

A Igreja Católica propõe uma quaresma (40 dias) de oração, jejum e esmola como sinal de conversão e preparação para a Páscoa, o maior mistério da fé cristã.  Começa na quarta-feira de cinzas e termina na semana Santa. As cinzas são um sinal de penitência que são coladas na cabeça para lembrar que o “homem é pó e ao pó voltará” (Gn 3,19). A quaresma é um tempo favorável a conversão, à mudança de vida, de rota, de caminhos errados para tomar os caminhos corretos. É um tempo penitencial por excelência, para rever nossos rumos, projetos e propósitos. 

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema, um enfoque específico é destacado. Desta forma, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques. Promovendo uma maior fraternidade num setor da sociedade, desfalcado e carente dela, a Campanha da Fraternidade ocorre no mesmo período da Quaresma, de quarta-feira de Cinzas à quinta-feira santa, e depois se estende durante todo o ano com encaminhamentos palpáveis, pois a fé sem obras é morta, diz São Tiago. O objetivo é tornar a fé menos intimista, mais concreta, menos superficial, mais engajada na mudança de nossa sociedade. Nossa religião não é só de sacristia, mas eclesial, comunitária e social e tem consequências para o dia-a-dia. Por isso, o Papa Francisco já dizia: "A quaresma é um tempo favorável para os cristãos saírem da própria alienação existencial". Ele mesmo exorta a toda a Igreja a estar “em saída”, rumo às periferias existenciais de cada ser humano, na busca da sua dignidade perdida. Portas escancaradas, não para entrar somente, de qualquer jeito, mas numa Igreja em saída, que busque os afastados, que não são poucos. 

A Campanha da Fraternidade 2022 tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26: “Fala com sabedoria, ensina com amor. Encerra Pe. Gerson Schmidt.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS