Geral


Temporal acompanha chegada de frente fria no RS

Chuva causou alagamentos e vento forte deixou estragos em cidades do estado.
30/03/2022 G1

A frente fria que chegou ao estado na madrugada desta quarta-feira (30) trouxe chuva para diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, o temporal alagou ruas e avenidas. Choveu, em 24 horas, quase metade do previsto para março. Foram 42,2 milímetros, sendo que a previsão era de 103,3 milímetros para todo o mês.

Os dados foram divulgados pelo Climatempo a partir das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Frente fria chega ao RS e traz possibilidade de temporais e granizo em várias regiões

Na Avenida Sarandi, esquina com a Rua Ararás, no bairro Sarandi, a água acumulada sobre a via chegou a impedir a passagem de veículos.

A cidade onde mais choveu no estado nas últimas 24 horas foi Rosário do Sul, na Fronteira Oeste. Foram mais de 60 milímetros, sendo que o previsto para março é de 124,1 milímetros.

No Norte do estado, em Ijuí, o vento forte, que chegou a atingir 83,2 km/h, causou estragos. Uma árvore tombou devido às rajadas de vento e atingiu um carro, ferindo duas pessoas.

Granizo

Houve queda de granizo em Pelotas e Capão do Leão, no Sul do estado, e em São Gabriel e São Borja, na Fronteira Oeste.

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento, o fenômeno também foi causado pela chegada da frente fria. Como fazia calor, o contraste de temperaturas e um corredor térmico que existia nas regiões favoreceram a criação das pedras de gelo.

"Como se forma o granizo: as gotas de água que vem da superfície da terra e de rios se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando, assim, seu tamanho e formando uma nuvem. Esse tipo de nuvem se forma em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade. Ao chegar aos 5 km de altitude, onde as temperaturas estão muito abaixo do zero grau, as gotas de chuva viram gelo".

Previsão para esta quinta

A chuva deve ser forte, com queda de granizo e rajadas de vento em todo o estado neste último dia do mês de março.

Durante a noite, no entanto, o tempo deve voltar a ficar estável na metade Sul do estado, mas ainda chove nas áreas de divisa com Santa Catarina.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS