Agricultura


O que é silagem: quando e como preparar para a seca?

A silagem é uma alimentação para animais, produzida com diversas matérias primas; saiba mais
13/04/2022 Boi Saúde

Para as propriedades que não se planejam, a seca traz grandes perdas. A mais impactante é a do peso do gado. Chegar nas águas com o gado gordo, forte e saudável é sempre uma luta, pois ao passar pelo período sem pasto, o pecuarista se desdobra para manter o gado alimentado e ainda, com uma engorda progressiva. Mas existe salvação e hoje, você aprenderá o que é silagem e como esse formato de alimentação poderá salvar toda a sua safra.

O que é silagem?

A silagem é uma alimentação para animais, produzida com diversas matérias primas, conservadas por meio da fermentação, que preserva o valor nutritivo. Considerada um alimento volumoso, é muito utilizada na criação de bovinos.

A mais comum é a silagem de forragem, porém, existem silagem de milho, cana, caroço de algodão, sorgo, mandioca, entre outros.

Para que serve?

A silagem é uma alternativa de alimentação muito utilizada na seca. Com a falta de pasto, oferecer a silagem direto no cocho facilita a vida do produtor, ao substituí-lo.

Muitas propriedades iniciam a produção nas águas, quando há quantidade suficiente para a pastagem e também para que o gado não fique um único dia com o cocho vazio na seca.

Quando o armazenamento é feito de forma correta, não implica a produção de última hora, atrasando as demais tarefas. Até porque existe o tempo de fermentação no silo, que veremos mais abaixo, sendo um processo fundamental para garantir e preservar a qualidade da alimentação.

Para preservar os nutrientes por mais tempo, o uso de inoculante é indicado. Ao utilizar esse produto, a qualidade nutricional não é perdida, permitindo assim, uma maior produção. Saiba mais: Preciso usar inoculante para silagem de capim?

A quantidade de inoculante vai depender do número de animais que você tem na propriedade. Para que você se programe, anote o consumo:

Para silagem de milho, calcule o consumo de 1,2 a 1,7% do peso vivo por dia. Um animal de 400 quilos consome entre 15 e 25 kg por dia de silagem;

Quando fica com fome e não há o que comer no cocho ou no pasto, o gado busca alimento para matar a fome. Essa situação é um risco, pois quando consome elementos não próprios, como lixo, por exemplo. As chances de contrair doenças graves, como o botulismo, são altas, além de outras doenças. Então, produza sempre a quantidade de acordo com o número de cabeças.

Como preparar a silagem para seca?

O modo de preparo depende muito da matéria prima que você escolherá como base.

Para o milho, tem um ponto de colheita específico, que é quando atinge o ponto de 30% de matéria seca. Já no caso do capim elefante, é necessário picá-lo entre 2 e 3 cm. O corte deve ser feito entre 60 e 70 dias após o plantio, com altura de 1,8m. 





Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS