Geral


Larvas do mosquito da dengue são encontradas em Tapes

Prefeitura montou força tarefa de combate ao Aedes aegypti
02/05/2022 Portal ClicR

A secretaria municipal de Saúde de Tapes por meio do setor de vigilância sanitária ambiental divulgou um vídeo na manhã desta segunda-feira (02) para alertar e pedir o apoio da população local no combate ao mosquito da dengue.

No vídeo a servidora municipal Zara de Almeida Somoneto revela que a situação vem preocupando as autoridades do setor, uma vez que foram encontradas larvas do Aedes Aegypti em dois pontos da cidade: na Rua 13 de Maio e na Rua Professor Luis Vieira.

Ela também fala da rotina diária que envolve diversos servidores em diferentes estratégias de monitoramento e combate ao mosquito. Entre as ações destaca a instalação dos Pontos de Armadilha – PAs (meio pneus com água) em diversos bairros, os quais são vistoriados semanalmente. Destas armadilhas as larvas são recolhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen-RS para análise.

Também são feitas vistorias em Pontos Estratégicos – PEs, como borracharias, ferro velhos, depósitos de sucatas e pontos de reciclagem de resíduos sólidos. Ainda com a participação dos agentes comunitários de saúde são realizados periodicamente os Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti – LIRAs, que consiste em visitas nas residências com a finalidade de orientar os moradores e eliminar focos do mosquito.

Zara diz que a partir dos resultados do surgimento das larvas a administração municipal organizou mutirões com a finalidade de eliminar da cidade todos os tipos de resíduos que possam contribuam com a proliferação do Aedes aegypti.

A servidora faz um apelo à população para que todos contribuam limpando seus pátios e tomando o cuidado com possíveis potes, vasos de plantas, garrafas, latas ou qualquer outro objeto onde possa restar água limpa e parada, que é onde o mosquito se desenvolve.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS