Uso de máscara no transporte público de Caxias do Sul deixa de ser obrigatório
A prefeitura de Caxias do Sul revogou na setxa-feira (6) o decreto 21.166/22, e dispositivos dos decretos 21.569/21 e 21.918/22, que ainda mantinham algumas obrigatoriedades de uso de máscara no município. Com a revogação, a cidade da Serra passa a seguir o decreto estadual, publicado em 28 de abril, que recomenda o uso de máscara em locais fechados, mas não obriga. Assim, em Caxias, torna-se facultativo também o uso de máscaras no transporte público, em estabelecimentos da área da saúde e para pessoas que trabalham com alimentos.
O uso de máscaras segue recomendado com apoio do Comitê Científico Estadual em casos específicos, como dentro de hospitais, serviços de saúde e farmácias e no transporte público.
Também é recomendado o uso:
Para pessoas em contato com grupos vulneráveis para a Covid-19;Em situações de alto risco, como locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo, contato com pessoas fora do convívio ou com comportamento de risco;Quando estiver com sintomas respiratórios;Se fizer parte do grupo de risco para a Covid-19 (não vacinadas contra o coronavírus, com doenças autoimunes ou que tomam medicações imunossupressoras, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada, ou quem está em tratamento oncológico).