Geral


Alergia à água: jovem não consegue tomar banho, beber água ou chorar

Para a adolescente norte-americana Abigail Beck, a água da chuva ou do banho são como "ácido" e as próprias lágrimas "queimam" o rosto
14/05/2022 Exame

Uma adolescente dos Estados Unidos afirma que não pode chorar, beber água ou tomar banho regularmente por conta de erupções cutâneas extremamente dolorosas. Abigail Beck, 15, é alérgica à água e só foi diagnosticada com urticária aquagênica em abril de 2022, mesmo tendo sintomas há três anos.

Para Beck, a água da chuva ou do banho parece "ácido". Por isso, ela toma banho a cada dois dias e não toma um copo de água inteiro há mais de um ano. Chorar, de acordo com a adolescente, faz seu rosto ficar vermelho e "queimar".

“Eu choro como uma pessoa normal e dói. As lágrimas são uma das piores partes disso, porque quando você chora, suas lágrimas não devem queimar sua pele", disse ela ao jornal britânico Daily Mail.

Os sintomas começaram a aparecer quando Beck tinha 13 anos e estava passando pela puberdade. De primeira, ela achou que o problema era a água em sua casa ou algum outro tipo de alergia.

"[A doença] controla minha vida, mas eu não quero isso. Eu vomito se bebo água, meu peito dói muito e meu coração começa a bater muito rápido", conta Beck. Ao invés de água, a jovem toma bebidas energéticas ou suco de romã.

Os médicos consideram colocar uma linha intravenosa nela para ajudá-la a tomar fluidos no futuro. Por enquanto, Beck toma pílulas de reidratação.

"Se as coisas continuarem progredindo, precisarei de um tratamento mais permanente."

É possível ter alergia à água?

Sim. A condição de Beck é conhecida como urticária aquagênica, que faz com que ela tenha alergia à água.

É normal os pacientes sentirem coceira após entrar em contato com a água. O mais comum, porém, é a formação de urticárias na pele, que fica com manchas vermelhas nas regiões do pescoço, peito e braços.

Uma vez que a água é removida, a erupção desaparece entre 30 a 60 minutos.

O que causa alergia à água?

A causa da urticária aquagênica não é clara, mas cientistas acreditam que pode ser devido a uma substância na água que desencadeia uma resposta imune.

A maioria dos casos ocorre aleatoriamente, sem história familiar da doença. Devido à raridade da condição, pouco se sabe sobre a melhor forma de tratá-la.

Quantas pessoas tem alergia à água?

A condição é extremamente rara, estimada em uma em 200 milhões de pessoas. Atualmente, existem entre 50 e 100 doentes conhecidos em todo o mundo.

As mulheres são mais propensas a apresentar sintomas, que geralmente começam por volta da puberdade, como é o caso de Beck.




Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS