Geral


Ciclone Yakecan deixa duas mortes e mais de um milhão sem energia elétrica no RS

Ciclone Yakecan se afasta do Rio Grande do Sul, vento cede aos poucos e instabilidade deve seguir no Estado, que ainda pode ter chuvas
18/05/2022 Clic Camaquã

Após um dia de muita apreensão, a tempestade subtropical Yakecan começa a se afastar do continente e do Rio Grande do Sul. O ciclone, atualmente, está mais próximo de Florianópolis e segue se afastando em direção do Oceano Atlântico na manhã desta quarta-feira, 18 de maio.


Conforme apurado pela reportagem do Clic Camaquã, não houveram ocorrências relevantes na região de Camaquã. Bombeiros, Brigada Militar, Polícia e Defesa Civil não atenderam ocorrências relacionadas aos ventos e a chuva ocorridas na última madrugada.


Como saldo, ele deixou dois mortos, no Rio Grande do Sul e Uruguai, e mais de um milhão de pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul.


Além disso, provocou a queda de postes, árvores, destelhamentos e danos em diversos municípios, especialmente da costa entre Rio Grande e Capão da Canoa.


A esmagadora maioria das estações do Instituto Nacional de Meteorologia que reportam vento no litoral, e que registrariam as rajadas mais intensas, estavam fora do ar durante a passagem do ciclone que, como se previa, avançou pelo mar margeando a costa gaúcha de Sul a Norte antes de começar a recurvar para Leste na altura de Santa Catarina.


Previsão do tempo


O dia no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens e chuva na maioria das regiões ao menos em parte desta quarta. Chove principalmente na Metade Leste com pancadas fortes isoladas.


O sol aparece em diferentes locais Oeste, mais na área de Uruguaiana. Com abundante nebulosidade e chuva, será outro dia frio.


Não se afasta ainda neve ou chuva congelada nos Aparados no início desta quarta, mas as condições para precipitação invernal cessam com o passar das horas à medida que a atmosfera em altitude fica menos fria.


A sensação térmica segue baixa. O ciclone se afasta, mas o alerta segue na costa. Isso porque o swell gerado pela tempestade e um outro ciclone a Leste, este extratropical, será grande entre hoje e amanhã no litoral gaúcho com ondas que podem chegar nas praias a até 5 metros, conforme projeções dos modelos de ondas da Marinha do Brasil.


Com isso, espera-se elevação da maré (maré de tempestade) e uma possível grande ressaca. O pico das ondas se daria entre a noite de hoje e o começo da quarta. A ressaca pode trazer erosão costeira e mesmo danos para calçadões e estruturas na faixa de areia como quiosques e guaritas.


Em mar aberto, o mar estará por demais agitado e tempestuoso com grande perigo para pequenas embarcações. A ressaca vai atingir o litoral paulista e com força a costa do Rio de Janeiro.


Confira a reportagem do Clic Camaquã e saiba mais sobre o Yakecan:



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS