Geral


Embaixadora avalia potenciais parcerias entre RS e Coréia do Sul

Reunião foi organizada pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul
20/05/2022 Portal ClicR

A Embaixadora Márcia Donner Abreu, Secretária de Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, que vai assumir nas próximas semanas o comando da Representação Diplomática do Brasil em Seul, participou, nesta manhã, de reunião virtual, organizada pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do RS, em Brasília, com Secretários de Estado e autoridades gaúchas. A diplomata vem fazendo um levantamento dos segmentos de interesse de cada estado brasileiro para trabalhar possibilidades de parceria na Coréia do Sul, principalmente nas áreas da indústria, tecnologia, inovação e agronegócio. A Embaixadora elogiou o empenho da titular da Serfi, Patrícia Kotlinski, que conseguiu promover “a reunião mais representativa entre todos os Estados”. A Embaixadora ressaltou que grande parte do planeta, sobretudo a Europa, vem perdendo vitalidade econômica e que a Ásia é o futuro.


O secretário de Parcerias, Leonardo Busatto, falou sobre o programa de desestatização de empresas (saneamento e energia) e parcerias público/privadas que podem vir a despertar o interesse internacional, principalmente de rodovias, aeroportos, parques ambientais, construção de presídios e revitalização do Cais Mauá. Já o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, informou que o RS está investindo na área de semicondutores e que essa cadeia produtiva pode interessar a grandes grupos empresariais da Coréia do Sul. Balestrin também manifestou interesse de que startups do país asiático participem da próxima South Summit, em 2023, e de que sejam retomados o Fórum RS-Coréia do Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação e o intercâmbio universitário.


“A Coréia do Sul tem 51 milhões de habitantes, é uma vitrine para o resto da Ásia. O RS tem um portfólio extenso de produtos, inclusive de proteína animal, e todas as condições de atender a Coréia no fornecimento de alimentos, garantindo sua segurança alimentar”, afirmou o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes. A secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o secretário-chefe adjunto para Assuntos Administrativos e Subchefe-Geral da Casa Civil, Paulo Roberto Pereira, focaram no desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio verde e na descarbonização do Estado. Marjorie acredita que o RS e a Coréia do Sul também podem firmar parcerias nas áreas de saneamento e de transição energética, na exploração do grande potencial que o Estado tem de produção de energia limpa, especialmente eólica e solar. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, reforçou que o RS retomou o poder de investimento e que o Governo vem apresentando as oportunidades e os potenciais do Estado no exterior, inclusive em feiras internacionais.


Patrícia Kotlinski enfatizou a relevância dessa aproximação entre RS e Coréia do Sul, por intermédio do Itamaraty, e colocou a SERFI à disposição para a articulação de eventuais parcerias. “Na reunião de hoje falamos sobre pautas importantes para nosso Estado e descobrimos que existem muitas portas que podem ser abertas na Coréia do Sul para nós, gaúchos”, disse.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS