Parada Livre de Porto Alegre é transferida para o próximo fim de semana
A 25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre, que ocorreria neste domingo (5), foi transferida em razão da previsão de chuva. A nova data é o próximo domingo, 12 de junho.
O evento, que ocorre desde 1997, reúne a população LGBTQIA+ e simpatizantes e ocorrerá no Parque da Redenção. O tema deste ano é "Contra o Ódio, Luta! Essa Bandeira é de Todes".
De acordo com diretor da ONG Somos, Gabriel Galli, a ideia é articular todos os segmentos e conscientizar todos sobre seus direitos.
"Contra discriminação, contra o autoritarismo, não tem outra solução a não ser se articular", afirma.
Entre os destaques desta edição, haverá a Rua dos Direitos, na qual instituições e órgãos de apoio à diversidade auxiliarão a população a aprenderem sobre seus direitos.
Durante o último mês, mais de duas dezenas de atividades de apoio à Parada Livre foram organizadas por pequenos negócios parceiros, entre promoções, festas e lançamentos de lanches e drinques.
Ao todo, estão previstos sete trios elétricos. Um dos destaques deste ano é um trio composto apenas por homens trans.
"É uma forma de marcarmos a invisibilidade histórica da nossa comunidade e mostrarmos a força do movimento", explica Caio Tedesco, do coletivo Homens Trans em Ação.