Agricultura


Produtores reclamam queda no preço do Tabaco na região

Na região sul do estado do Estado, conforme os dados da Afubra cerca de 50% do tabaco plantado ainda não foi entregue
10/06/2022 Portal ClicR

Os valores pagos no início das safras chegaram a superar o estabelecido nas tabelas, mas sofreram quedas significativas nas últimas semanas. Os produtores que ainda tem tabaco para entregar estão se queixando da queda brusca nos preços praticados pelas empresas. Essa queda nos preços prejudica diretamente o produtor de fumo de toda região.


Para o presidente (FETAG), Carlos Joel da Silva, ressaltou que a entidade vem monitorando essa situação, lembrou as dificuldades enfrentadas durante a negociação com as empresas e que muitas delas compraram o tabaco com complemento de classificação e valores que chegaram aos R$ 300,00 por arroba, e com a diminuição média de R$ 100,00 a arroba deixa muitos produtores sem entender essa mudança dessagrando a todos do setor.


A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) também está ciente da situação. Para o tesoureiro da instituição, Marcílio Drescher, há informações de que o preço pago está em queda e que algumas fumageiras interromperam as compras, pois já supriram suas demandas. Nesse caso, a orientação aos produtores é tentar negociar, tendo em vista que as empresas muitas vezes retomam a compra e adquirem também o excedente dos agricultores que plantaram além da estimativa.


Em relação a queda do valor o tesoureiro ressalta que não havia como prever essa situação e ela não é comum, mas pediu para o produtor não se desesperar.


Contudo o que se percebe são produtores frustrados e decepcionados quando não atinge expectativas que poderiam ter atingido, e muitos desse acreditam que é preciso valorizar mais o produtor, principalmente aquele que tem fidelidade com as empresas. 



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS