Ação Social


Fontes protegidas garantem abastecimento para população rural de Dom Feliciano

Melhoria da qualidade do acesso a água para quem vive no meio rural é promovida pela Emater/RS-Ascar em Dom Feliciano
30/06/2022 Clic Camaquã

Em Dom Feliciano, uma das principais ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar é a melhoria da qualidade do acesso a água para quem vive no meio rural. A necessidade vem sendo apontada pelas famílias de agricultores em diagnósticos realizados pelas equipes técnicas e sociais da Instituição e município.

Elas ressaltam a falta de disponibilidade e a má qualidade da água, devido as más condições de captação, de acesso as fontes naturais de água, e ao péssimo estado de conservação das existentes o que fez com que essa demanda passasse a fazer parte das atividades a serem priorizadas pelo município, por meio da criação do Programa Municipal Água Boa, que é amparado pela lei municipal nº 2.492 de 07/07/2009.

O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, em parceria com Secretaria Municipal de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e com apoio técnico da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

As famílias que necessitam a garantia de acesso à água de qualidade procuram a Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, onde o beneficiário solicita o serviço e é realizada uma visita prévia para análise da situação, emissão de orçamento de material e posterior encaminhamento para realização da obra.

A Emater/RS-Ascar elabora um orçamento de acordo com um projeto padrão para a construção e proteção das fontes e presta assistência técnica em todas as etapas. Já a Secretaria Municipal de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social distribui, dentro das suas possibilidades, o material necessário para famílias de baixa renda. O maquinário também é disponibilizado conforme necessidade, assim como o transporte dos materiais e posterior análise da qualidade da água.

Além disto, nas épocas mais críticas registradas no período de estiagem, o município disponibiliza um caminhão pipa para abastecimento de água nas propriedades.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar no município, José Alcion Lemos Nunes a demanda é crescente e o objetivo do programa é ofertar uma água de qualidade aos munícipes.

“A construção das fontes protegidas torna-se uma oportunidade devido ao baixo custo, melhora significativa da qualidade da água e a grande presença de nascentes e águas superficiais no município”, avalia Nunes.

O método utilizado para a construção da proteção de fontes é amparado pela legislação vigente que consta na resolução N° 361/2017 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e no Boletim Técnico emitido pela Emater/RS-Ascar, com detalhamento e orientação para os produtores rurais.

Pela importância na vida das pessoas, o processo naturalmente necessitará de continuidade e qualificação, com priorização do tema e disponibilização permanente de recursos através de políticas públicas criadas por todas as esferas governamentais, sob um controle social efetivo da disponibilização dos recursos públicos.

Nunes salienta que os recursos investidos em saneamento representam melhoria da qualidade de vida, bem-estar e saúde das famílias.

Quer saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater/RS-Ascar pode te oferecer, entre em contato com o escritório mais perto de você.

Texto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Jornalista Carine Massierer





Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS