Produtor de soja em Camaquã atinge produtividade de 114,8 sc/ha e vence CESB na Região Sul
Um produtor de soja da cidade de Camaquã atingiu a maior produtividade do Sul do Brasil e foi o grande vencedor da premiação do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), na categoria que engloba os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A propriedade com maior produtividade nos três estados é a Granja V.P.S, de propriedade de Eder Leomar dos Santos.
A propriedade, localizada em Camaquã, tem o total de 1,35 mil hectares, sendo que 650 deles são dedicados à soja. Nas áreas de maior produtividade, a lavoura chegou a 114,44 sacas por hectare.
A média ficou em 70sc/ha. O Retorno (ROI) ficou em 2,0. O consultor técnico para o cultivo do grão foi Francisco Giudice Azevedo.
A região de Camaquã, tradicionalmente, tem sua várzea conhecida pelo plantio do arroz. Na última semana, o IRGA divulgou o ranking da Safra 2021/22, que coloca a cidade como a sétima maior produtora de arroz do Rio Grande do Sul.
Enfrentando o desafio de cultivar a soja na várzea do arroz, o produtor Eder Leomar dos Santos conseguiu um feito inedito.
Na categoria irrigada, o Rio Grande do Sul levou mais um prêmio. O produtor Eduardo Burck de Sousa Costa, auxiliado pelo consultor Lucas Jackson de Sousa, da Estância Capororóca, de Arroio Grande, foi o vencedor da Categoria Irrigada do prêmio, com 117,41 sacas de soja por hectare.
A premiação
A premiação anual escolhe os Campeões de Máxima Produtividade de cada ano. Na safra 2021/22, o resultado foi divulgado na última sexta-feira, 23 de junho.
De acordo com a Revista Cultivar, o desafio recebeu mais de 5,4 mil inscrições e realizou aproximadamente 850 auditorias nas propriedades inscritas.
O grande campeão
O produtor rural Matheus Leonel Nunes Alves, da Fazenda São João, de Pilar do Sul (SP), junto de seu consultor técnico, Rafael Antonio Campos de Oliveira, foram os grandes campeões nacionais e vencedores da região Sudeste desta iniciativa do CESB.
Eles apresentaram uma produção sustentável e altamente estratégica de 126,85 sacas por hectare.
Campões regionais
Pela primeira vez no Desafio de Máxima Produtividade de Soja da CESB, a região Norte do país ganha uma categoria própria, dissociando-se da Nordeste.
Veja o vencedor e as produtividades de cada região:
Norte: Sítio Bom Futuro, Castanheiras – Rondônia: 90,34 sacas/ha
Nordeste: Fazenda Barcelona, Riachão das Neves – Bahia: 114,32 sacas/ha
Sul: Granja. V.P.S, Camaquã – Rio Grande do Sul: 114,8 sacas/ha
Centro-Oeste: Fazenda RS, Chapadão do Céu – Goiás: 117,14 sacas/ha
Sudeste: Fazenda São João, Pilar do Sul – São Paulo: 126,85 sacas/ha