Não queremos deixar a tradição morrer', diz jovem produtor rural que assumiu comando de CTG aos 23 anos
Um dos mais jovens patrões de entidades tradicionalistas filiadas ao MTG tomou posse em Nova Esperança do Sul, cidade com 5 mil habitantes na Região Central do Rio Grande do Sul. Rogério Delevati é produtor rural e assumiu o comando do Piquete de Laçadores Posteiros da Guajuvira. Entre suas metas, está a construção da primeira sede para a entidade.
Aos oito anos, ele era dançarino de uma invernada de danças, mas não imaginava que chegaria tão longe. "Nunca passou pela minha cabeça ser patrão", diz.
Rogério entende que os pais precisam incentivar cada vez mais os filhos a fazerem parte de um CTG, objetivo que pretende trabalhar na sua gestão.
"Hoje, 70% dos pais não incentivam, como meus pais me incentivavam, pedir pra botar uma bota, um lenço. Eu não sei o que vai ser daqui a alguns anos. Temo que nossa tradição possa se terminar. E não queremos deixar ela morrer", afirma.
A posse de Rogério aconteceu no dia 16 de julho, em cerimônia apresentada pelo influenciador Rafael Nemitz, que me alertou para o fato. Notícias como essa são um alento, num momento em que o nosso movimento tradicionalista carece de renovação, com ideias arejadas e gente disposta a deixar de lado o "eu" em favor do "nós".