Agricultura


Dom Pedrito receberá evento internacional de apicultura em 2023

Anúncio foi feito durante a 45ª Expointer; seminário fará parte da programação de 150 anos do município
01/09/2022 Blog do Juares

O município de Dom Pedrito foi escolhido para sediar as próximas edições do Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (Cosbrapim) e do Seminário Internacional de Apicultura. Os eventos ocorrerão entre 13 e 15 de julho de 2023. Realizado em Chapecó (SC) neste ano, o Cosbrapim reúne cerca de 1,5 mil apicultores, meliponicultores e interessados na área de diversos estados Brasileiros e países vizinhos.

O anúncio foi feito durante a programação da 45ª Expointer, na Casa da Emater, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na presença de produtores de mel de Dom Pedrito e de demais autoridades.

Hoje, Dom Pedrito é o segundo maior produtor de mel do Estado, com 700 toneladas anuais. "O município vem se tornando protagonista na produção de mel. Buscamos trazer esse importante evento para Dom Pedrito pela importância que a cultura representa para a nossa economia e pelo grande envolvimento das famílias que, de forma harmônica, produzem mel, preservando a natureza e valorizando o campo”, destaca o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves.

Tanto o congresso como o seminário farão parte da programação dos 150 anos de Dom Pedrito, celebrado em 30 de outubro deste ano. Para realizar os eventos, a Prefeitura, a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs), a Emater e a Associação de Produtores de Mel de Dom Pedrito contam com o apoio do Sindicato e Associação Rural de Dom Pedrito, da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), da Escola Técnica de Dom Pedrito e da Universidade Federal do Pampa, responsáveis pela parte científica.

Para celebrar o sesquicentenário da cidade, a prefeitura prepara uma extensa programação. Estão previstos desfiles temáticos, Feira do Livro, shows, bailes, entrega de premiações, além do 37º Ponche Verde da Canção Gaúcha e do tradicional Natal da Paz.

“Sou apaixonado por Dom Pedrito e pela história da nossa cidade. É uma alegria estar como prefeito em um ano tão importante como esse. E queremos que todos os gaúchos se sintam um pouco pedritenses nessa data”, destaca o prefeito.

Confira a programação dos 150 anos: 

  • Desfile Cívico ilustrado: 4 de setembro, tendo como homenagem municipal o Sesquicentenário de Dom Pedrito
  • Desfile Farroupilha: 20 de setembro
  • Feira do Livro: de 3 a 10 de outubro
  • Farm Show: de 18 a 23 de outubro 
  • Semana de aniversário: de 24 a 30 de outubro, a prefeitura realizará shows, baile comemorativo, entrega de premiação e diversas atrações
  • Baile do Sesquicentenário: 5 de novembro, no CTG Herança Paternal
  • 37º Ponche Verde da Canção Gaúcha: 11 a 13 de novembro
  • O evento conta também com a 21ª Mostra do Canto Campeiro, Ponche Verde Mirim e Juvenil Instrumental. Presenças confirmadas de shows da família Guedes, Dom Pedrito Canta o Ponche Verde e Elton Saldanha
  • Natal da Paz: em dezembro, a cidade se ilumina para o Natal da Paz, programação completa com atrações para todas as idades

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiakwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS