Polícia


Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em fraudes no Auxílio Brasil no Rio Grande do Sul

Mandados também foram cumpridos em São Paulo, Ceará e Distrito Federal
20/12/2022 O Sul

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Jeremias 17:5, que investiga fraudes para a obtenção do Auxílio Brasil no Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Distrito Federal.

Cinquenta policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão em Passo Fundo, Diadema (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). No município gaúcho, foram cumpridas as duas ordens de prisão e cinco mandados de busca. A ação contou com o apoio da Brigada Militar.

Também foram executados bloqueios de valores nas contas dos envolvidos para ressarcimento ao erário. A investigação iniciou em julho com a prisão em flagrante de cinco integrantes do grupo criminoso em um hotel em Santa Maria. Eles estavam com grande quantidade de cartões bancários pré-pagos, dinheiro em espécie, documentos falsos, computadores e celulares.

Segundo a PF, os itens apreendidos eram utilizados pelo grupo para a criação de contas bancárias junto à Caixa Econômica Federal em nome de terceiros a fim de efetuar saques do Auxílio Brasil.

Com o avanço da investigação, foi possível identificar a estrutura e abrangência da organização criminosa, seus operadores e beneficiários. Um dos líderes do grupo estava em liberdade condicional, mas seguia praticando uma série de delitos, sendo preso preventivamente em outubro em Novo Hamburgo.

O nome da operação faz referência à passagem bíblica Jeremias 17:5: “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor”. Essa citação está destacada no perfil em uma rede social de um dos integrantes da organização criminosa.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS