Geral


Combate aos efeitos da estiagem é tema de reunião entre governo gaúcho e Federação dos Trabalhadores na Agricultura

Ele também destacou a mobilização do governo em relação ao tema da estiagem
15/02/2023 O Sul

A necessidade de ações para enfrentamento aos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul foi tema de uma reunião em Porto Alegre, nesta semana, entre o governador Eduardo Leite, secretários de Estado e dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). Na pauta do encontro, realizado no Centro Administrativo, a categoria apresentou uma série de reivindicações emergenciais.


A lista inclui o apoio da Defesa Civil para oferta de água potável para o consumo humano e aquisição de bebedouros para animais nos municípios afetados pela falta de chuva, a liberação dos pagamentos do “SOS Estiagem” para agricultores que ficaram de fora das primeiras etapas do programa e a reabertura do período de manifestação de interesse no programa “Troca-Troca de Sementes Forrageiras”, dentre outros tópicos.


Leite ressaltou a importância do diálogo e da interação com as instituições que representam as categorias mais atingidas pela seca: “Para que possamos definir de forma assertiva as ações emergenciais, é preciso interação com aqueles que sofrem com o problema na ponta. Por isso é tão importante esse encontro com a Fetag, que é um órgão com legitimidade para defender os interesses dos produtores rurais. O ajuste das ações emergenciais precisa acompanhar o direcionamento e o conhecimento dos produtores”.


Ele também destacou a mobilização do governo em relação ao tema da estiagem. “Queremos apresentar ainda esta semana um cronograma atualizado com a linha das ações que adotaremos na direção da mitigação dos efeitos da estiagem. O diálogo com a Fetag é importante para que possamos desenvolver esse plano conjuntamente”.


Participaram os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) Luciano Boeira (Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural).


FONTE: O Sul

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS