Datafolha: 55% acreditam que Bolsonaro tentou dar golpe de Estado para continuar presidente
Datafolha: 55% acreditam que Bolsonaro tentou dar golpe de Estado para continuar presidente
Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta sexta-feira (29) aponta que 55% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado para continuar presidente após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições de 2022. O estudo aponta que 39% discordam.
Não tentou continuar a ser presidente planejando um golpe: 39%
Não sabem: 7%
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.
De acordo com a pesquisa, 73% dos que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 não acreditam que o ex-presidente tentou dar um golpe para se manter no poder.
Dos que se declaram bolsonaristas, 75% não acreditam na tentativa de golpe. Entretanto, 19% nesses dois grupos, aponta o Datafolha, acreditam nessa tentativa.
Por outro lado, 87% dos eleitores de Lula no segundo turno da eleição e 86% dos declarados petistas creem que Bolsonaro tentou dar um golpe para continuar na presidência, ante 19% e 11%, respectivamente, que não.
Dos declarados neutros ao Datafolha, 48% acreditam na tentativa de golpe e 39%, que não.