Após mais de 20 anos no regime fechado, homem é preso por tentativa de estupro durante saída temporária em Porto Alegre
Um homem, que ficou mais de 20 anos em regime fechado, foi preso em flagrante, na tarde de segunda-feira (8), por tentativa de estupro, durante uma saída temporária em Porto Alegre. Luiz Augusto Félix dos Santos, de 51 anos, estava atualmente no regime semiaberto, segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O homem acumula condenações por crimes sexuais e outros delitos graves. Conforme a Susepe, Luiz Augusto foi preso pela primeira vez em novembro de 1988. Depois de 10 dias, entrou em liberdade. Em 1990, ele foi preso novamente e no final do mesmo ano fugiu.
Em 1993, o homem foi preso mais uma vez. Em 2017, progrediu para o regime semiaberto e acabou conquistando o direito da saída temporária.
Luiz Augusto havia saído no último sábado (6) do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, em Porto Alegre, e deveria retornar nesta terça-feira (9) até as 10h. Mas, nesse meio tempo, foi preso por tentativa de estupro.
Segundo o delegado Rodrigo Reis, o crime ocorreu no Centro Histórico. O homem pegou uma adolescente, de 17 anos, nas proximidades do Mercado Público.
"Ele segurou ela pelo pescoço, pelo braço, e pediu para ela se acalmar, não gritar, e estava levando ela para outro lugar. Um popular, uma pessoa que estava próxima do local, percebeu e acabou assustando ele. Ele então correu. Só que outras pessoas e seguranças do Mercado Público acabaram conseguindo segurar ele. Aí chamaram a Brigada Militar que, prontamente, efetuou a prisão dele e o apresentou na Delegacia de Polícia", afirma.