Geral


Estudantes usam Minecraft para recriar monumentos no Oriente Médio

Projeto, disponível em mais de 30 países, é utilizado em algumas escolas brasileiras
21/07/2019 Gaúcha ZH

Os estudantes brasileiros têm a chance de recriar monumentos históricos do Oriente Médio— como Palmira, na Síria, e a mesquita al-Nuri, no Iraque —, utilizando Minecraft, o popular game que funciona como uma espécie de Lego virtual, no qual os participantes utilizam blocos para construir o que bem entenderem. As informações são da Anba, a Agência de Notícias Brasil-Árabe.

O jogo educativo History Blocks, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Microsoft e a Unesco (agência da ONU para educação e cultura), tem liderança do professor Francisco Tupy, de origem saudita, considerado um dos principais especialistas brasileiros em Minecraft.  

— Quisemos fazer um jogo que ajudasse na solução de problemas e na conscientização da responsabilidade que a humanidade tem perante seus patrimônios — declarou o professor à Anba. 

De acordo com ele, a ideia é que a atividade desafie os alunos de uma forma diferente, trazendo à tona desde conceitos matemáticos até noções de geografia, história e antropologia.

Disponível em mais de 30 países, o projeto também propõe uma reflexão sobre os monumentos recriados virtualmente, destruídos durante guerras e ataques terroristas. De acordo com Tupy, a iniciativa ajuda os estudantes a "desenvolver uma empatia global" e compreender a "variedade de culturas e comportamentos no mundo". 

— Ao reconstruir estes patrimônios, o jogo ajuda na construção de conhecimento e pode até ter valor de documento histórico — conclui Tupy.

Segundo a Anba, o game já é utilizado em algumas escolas brasileiras desde maio, incluindo instituições em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará. Qualquer escola interessada no projeto pode baixar as instruções no site do jogo. 

Há outros exemplos de uso de Minecraf para fins educativos, como o mapa interativo representando uma floresta ameaçada pelo desmatamento na Polônia ou o curso de química que utiliza recursos do joguinho. O game já foi até citado no Enem.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS