Saúde e Bem Estar


Saiba como se preparar para uma mamoplastia

Conheça os principais pontos que você deve se atentar antes da cirurgia de aumento dos seios
22/07/2019 POA 24 horas / Foto: Unsplash

Se preparar para uma mamoplastia é a melhor maneira de evitar surpresas desagradáveis e assegurar uma cirurgia sem grandes riscos. Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso realizar uma bateria de exames e ter uma conversa franca com seu médico antes de prosseguir.

E, se tratando de uma mudança estética, é sempre bom ter uma boa ideia dos resultados que você busca além de ter um acompanhamento psicológico para evitar problemas de autoimagem subsequentes.

A sinceridade durante toda a preparação é peça fundamental para seu sucesso e até mesmo para sua segurança, e falaremos mais sobre todos os assuntos que envolvem essas questões logo abaixo.

Pronta para continuar? Continue lendo este post até o final!

Alguns dos exames que envolvem a preparação

Como citamos, uma cirurgia plástica apresenta praticamente os mesmos cuidados que todas as outras. O procedimento do pré-operatório de rotina envolve inúmeros exames laboratoriais.

Na maioria dos casos é pedida uma análise sanguínea para verificar se a paciente está com a saúde em dia e em plenas condições de passar por um procedimento invasivo.

Essas análises normalmente envolvem um hemograma completo, glicemia em jejum, ureia, creatinina, dosagem de anticorpos e um coagulograma para verificação do risco de sangramento durante e após a cirurgia.

Além desses exames, seu cirurgião plástico também pode pedir análise da sua urina para verificar se existem alterações renais e alguma suspeita de infeção — no caso da presença de algum agente inflamatório, ela deve ser tratada devidamente antes do prosseguimento da cirurgia.

Exames cardíacos também normalmente fazem parte da bateria de exames que deve ser realizada. Um eletrocardiograma costuma ser o suficiente para avaliação das condições do coração, que costuma ser um dos principais marcadores do seu bem-estar quando se está sob efeito de anestesia.

O ECG — eletrocardiograma — é indolor e não leva mais do que alguns minutos. Entretanto, é necessária a consulta com um cardiologista para conseguir fazer este exame.

Por último, há a necessidade de exames de imagem para avaliação da área em que a cirurgia será realizada.

Como estamos falando de uma mamoplastia de aumento, poderá ser solicitada uma mamografia e ultrassonografia da região das mamas e da axila. Toda essa bateria de exames acontece para averiguar sua saúde e eliminar os riscos de infecção e outras complicações após a cirurgia.

Lembrando que alguns médicos podem pedir mais ou menos exames, de acordo com sua prática e experiência de campo.

Esses são os exames mais comuns, mas sempre existe a possibilidade de alguma variação durante o seu período pré-operatório. No caso de dúvidas, não deixe de conversar com seu médico e esclarecer todos os detalhes.

A sinceridade que você deve ter com seu médico

Agora que você já sabe sobre os principais exames, chegou a hora de falarmos sobre seu aspecto psicológico.

Antes de tudo é fundamental comentar sobre alguns sintomas que são aparentemente inofensivos. Tonturas, dores no peito e quaisquer outras sensações desconfortáveis devem ser assunto da sua consulta.

Isso ajuda seu médico a passar os exames necessários e também faz com que sua cabeça fique mais tranquila durante todo o processo.

Ter uma ideia geral da sua pressão arterial também é importante, especialmente se você sente alterações ou é hipertensa. No caso de qualquer doença crônica, é fundamental dizer anteriormente ao seu médico para que qualquer risco seja descartado.

Diabéticos e cardiopatas apresentam risco sensivelmente maiores do que uma pessoa completamente saudável que não apresenta nenhum tipo de restrição — jamais omita essas questões pessoais.

Quanto às dúvidas sobre o resultado, procure sempre conversar com seu médico sobre outros trabalhos realizados e não deixe de procurar estudos de caso — do seu próprio cirurgião — que se assemelhe ao seu objetivo final.

Entrar em uma cirurgia sem muito conhecimento e com várias dúvidas pode ser um fator agravante para seu lado psicológico e até mesmo para suas expectativas, fatores que vamos falar mais à frente.

Entenda os reais motivos para sua cirurgia de aumento dos seios

Não é novidade para ninguém que a cirurgia plástica é basicamente uma medida estética. Isso por si só não é um problema, entretanto, é preciso entender suas reais motivações e compreender qual é seu objetivo final.

Quando lidamos com a parte visual do nosso corpo dificilmente encontramos a perfeição. E isto deve ser assunto de discussão com seu médico ou até mesmo com um psicólogo, caso sinta necessidade de expor ainda mais essa situação.

Seu lado emocional deve estar preparado para mudança e não deve ser pautado em problemas de autoestima entre várias outras questões de cunho emocional e pessoal.

Não são raros os casos de pessoas que ficam a vida inteira realizando inúmeras cirurgias plásticas para tentar se encontrar ou aceitar seu próprio corpo. E caso sinta que este é o seu caso, deve ser sugerida um acompanhamento psicológico antes da tomada da decisão da cirurgia — que para estas pessoas, pode fazer mais mal do que bem.

Para as mulheres que passaram por uma mastectomia (total ou parcial), apresentam assimetria ou algum outro problema, talvez não exista melhor solução do que a mamoplastia de aumento.

No entanto, mais uma vez sugerimos que os devidos cuidados sejam seguidos para conseguir chegar nos seus resultados ideias. Tomando todas essas medidas é praticamente impossível tomar uma decisão equivocada, e quanto aos riscos, mais uma vez ressaltamos que eles são mínimos se tudo for realizado da maneira correta.

Não se esqueça que a escolha do profissional também é igualmente importante. Procure por profissionais com nome no mercado, experiência e um bom currículo. Cirurgia plástica é coisa séria deve ser tratada como tal.

Evite planos ou resultados mirabolantes e somente prossiga para a mamoplastia quando estiver totalmente segura e confiante de que você encontrou tudo aquilo que buscava.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS