Dom Feliciano terá representantes na "Marcha das Margaridas" em Brasilia
No dia 19 de julho, aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Dom Feliciano, encontro de mulheres com a Coordenadora Regional da FETAG/RS, Josevane Duarte. Foi constituída uma coordenação municipal de mulheres, cujas integrantes estarão na Marcha das Margaridas 2019, em 13 e 14 de agosto, na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Maria Lorena Slawski, Mara Nunes e Rosimere Maciejewski representarão o Município no encontro nacional que reunirá cerca de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas, comprometidas com a defesa do meio ambiente, dos direitos sociais e trabalhistas. O tema deste ano é ““Por Democracia com Igualdade e Fortalecimento da Participação Política das Mulheres”.
A Marcha, realizada por federações sindicais e movimentos sociais, recebe este nome pela continuidade do legado de Margarida Maria Alves, sindicalista que denunciava abusos e desrespeitos aos direitos dos trabalhadores(as) rurais, assassinada, em 1983, a mando de fazendeiros da região de Alagoa Grande, na Paraíba, região onde atuava.
A Marcha das Margaridas é realizada desde 2000 e acontece sempre em Brasília, no dia 12 de agosto ou em períodos próximos da data, que marca a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves. Ela foi assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.