Educação


UFRGS é a sexta melhor universidade brasileira em ranking internacional

Outras cinco instituições sediadas no Rio Grande do Sul aparecem na lista das 2 mil melhores do mundo, segundo o Center for World University Rankings (CWUR)
05/08/2019 GaúchaZH

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece como a sexta melhor instituição de ensino superior do Brasil, conforme ranking publicado nesta segunda-feira pelo Center for World University Rankings (CWUR). Na listagem geral, a federal gaúcha é a 454ª do mundo.

Outras cinco instituições gaúchas estão na lista das 2 mil melhores universidades do planeta: Universidade Federal de Pelotas (13ª do Brasil e 858ª do ranking global), Universidade Federal de Santa Maria (23ª/1.029ª), Instituto Federal do Rio Grande do Sul  (35ª/1.460ª), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (38ª/1.559ª) e Universidade Federal do Rio Grande (43ª/1.702ª).

O ranking do Center for World University Rankings, organização sediada nos Emirados Árabes Unidos, existe desde 2012 e é um dos vários que avaliam e comparam as universidades, valendo-se de metodologias e critérios distintos. No caso do CWUR, são levados em consideração sete indicadores: qualidade da educação (medida por prêmios internacionais ), inserção no mercado de trabalho (alunos com cargos de comando nas principais empresas do mundo), qualidade dos professores (premiações internacionais), pesquisa (número de publicações científicas), pesquisa de alta qualidade (artigos que saíram nas melhores revistas científicas), influência (pesquisas que saíram nas revistas altamente influentes) e citações (artigos que foram muito citados por outros pesquisadores). O melhor desempenho da UFRGS foi obtido no indicador de produção em pesquisa. Nesse índice, a Universidade ocupa a 427ª posição mundial.

Entre as brasileiras, as melhores colocadas foram a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As três melhores do mundo são instituições norte-americanas (Harvard, Massachusetts Institute of Technology e Stanford), seguidas de duas universidade britânicas (Cambridge e Oxford).

As melhores do Brasil

1 Universidade de São Paulo (128ª no ranking global)

2 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (349ª)

3 Universidade de Campinas (Unicamp) (353ª)

4 Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) (444ª)

5 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (452ª)

6 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (454ª)

7 Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (544ª)

8 Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) (631ª)

9 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (662ª)

10 Fundação Getúlio Vargas (FGV) (712ª)

13 Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (858ª)

23 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1.029ª)

35 Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) (1.460ª)

38 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1.559ª)

43 Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (1.702ª)


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS