Vídeo de agente de trânsito orientando motorista em Libras viraliza na internet; assista
Um vídeo de uma agente de trânsito orientando um motorista surdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em Curitiba, está viralizando na internet.
A agente Claudia Claudiano Moreira, de 38 anos, estuda no Núcleo de Ensino de Libras (NEL), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela está no nível intermediário.
O vídeo foi postado em uma rede social da Prefeitura de Curitiba e até a última atualização desta reportagem tinha mais de 95 mil visualizações.
O motorista apareceu durante uma blitz educativa de volta às aulas que estava sendo realizada no bairro Portão, na tarde de quarta-feira (7).
"Ele ficou todo empolgado, agradeceu um monte. Foi emocionante", diz a agente.
Ela conta que o motorista ficou contente em conseguir receber as orientações de uma forma que ele entendesse facilmente.
"Falei que eu era agente de trânsito, que não sabia tanto de Libras, mas dei as orientações. Falei para não usar celular no trânsito, sempre colocar o cinto e dos cuidados quando passar em frente as escolas", afirma.
O vídeo, segundo ela, foi gravado por outra agente de trânsito que a chamou para dar as orientações por saber que Cláudia dominava a língua.
Ela explica que começou a aprender Libras por iniciativa própria. "Fui instrutora de autoescola. Lá eu percebi que faltava essa comunicação e comecei a pesquisar. O básico aprendi no Youtube", diz.
Após a iniciação, Cláudia foi em busca de um curso gratuito por não ter condições de pagar. "Depois que você começa, se apaixona. Não consegui parar. Encontrei esse curso e fui sorteada para participar. Gosto muito de comunicação", conta.
O que é libras?
As línguas de sinais usam gestos e movimentos para substituir a comunicação por meio de sons. Elas tem léxico e gramática próprios. Assim como cada povo desenvolveu seu idioma oral, cada comunidade criou sua língua de sinais. Portanto, há versões de diferentes países.
O sistema brasileiro é derivado da língua de sinais que se desenvolveu ao longo dos anos no país e também da língua gestual francesa. Por isso, tem semelhanças com línguas de sinais da Europa e da América.
A Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril. O projeto da então senadora Benedita da Silva (PT-RJ) foi aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.