Geral


Grêmio precisará de 65% de aproveitamento para garantir vaga direta para a Libertadores

Faltando uma rodada para o término do 1º turno, o Tricolor está na 11ª colocação com 25 pontos e com 46,3% dos pontos conquistados em 18 jogos
12/09/2019 Blog do Juares/ Foto: João Guilherme / Grêmio / Divulgação

Faltando apenas uma rodada para o término do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Grêmio terá de projetar uma segunda parte de competição muito mais produtiva para alcançar aquele que, no momento, é o objetivo do clube: o grupo dos times que vão à Libertadores da América em 2020. O Tricolor ainda pode chegar aos 28 pontos neste turno, pontuação bem abaixo na comparação com o ano passado, quando somou 36 pontos e terminou as 19 primeiras rodadas em quarto lugar.

Se quiser chegar à 38ª rodada brigando pelas quatro primeiras posições – que garantem vaga direta na Libertadores do próximo ano – o Grêmio precisará subir consideravelmente seu aproveitamento. Atualmente, o Corinthians, quarto colocado, tem 59%. O Grêmio, em 11º, tem 46,3%.

Nos últimos seis anos, em três oportunidades o quarto colocado encerrou o Brasileirão com 62 pontos. Em outras duas, a pontuação foi ainda maior (69 pontos em 2014 e 66 em 2018). E em apenas uma, no ano de 2013, a pontuação ficou abaixo disso, 61 pontos.

Para ficar em uma margem de segurança, uma campanha que praticamente assegura uma das quatro vagas, o aproveitamento a partir de agora não pode baixar dos 65%, algo bastante complicado em um campeonato tão equilibrado como o Brasileiro. O baixo rendimento no primeiro turno também se explica pelo número de jogos em que Renato Portaluppi escalou uma equipe alternativa. Com apenas o Brasileiro e a Libertadores para disputar, a presença dos titulares será intensificada.

Ainda existem outras duas possibilidades de o Grêmio estar na Libertadores em 2020. A primeira delas é vencer a competição sul-americana este ano. O Tricolor inicia a disputa da semifinal contra o Flamengo no dia 2 de outubro.

A outra é aumentar o leque no Brasileiro e terminar entre os seis primeiros. Neste caso, teria que disputar uma fase preliminar, o que acarreta em mudança até na pré-temporada do clube, já que os jogos são disputados no final de janeiro ou início de fevereiro. Com a semana livre, Renato Portaluppi está tendo tempo para preparar o time pensando no confronto com o Goiás, domingo, às 16h, na Arena.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2wolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS