Dom Feliciano


Tem Mientowka à venda na Casa de Cultura

Os valores arrecadados são investidos em aquisição de livros para os leitores da Biblioteca Francisco Valdomiro Lorenz
18/09/2019 Aline Rosiak - Donfa News/ Foto: Divulgação

A Mientowka, bebida típica Polonesa, faz parte da História da Imigração do Município de Dom Feliciano, é vendida na Casa de Cultura do Imigrante Polonês ao custo de R$ 10,00. Os valores arrecadados são investidos em aquisição de livros para os leitores da Biblioteca Francisco Valdomiro Lorenz.

Saiba mais sobre a Mientowka:

Mientowka, cachaça missioneira Polonesa; bebida produzida na capital polonesa dos gaúchos, Guarani das Missões, Região das Missões Jesuíticas, RS. O sabor característico, leve, agradável e marcante. Destilado e aromatizado com os conhecimentos que foram trazidos junto dos colonizadores poloneses dessas terras.

Procurado principalmente por turistas é um diamante para os colecionadores de cachaça. Mas, o mais grandioso, o que faz tanto essa bebida se difundir e que é um presente dado acompanhado da seguinte frase “On będzie prosperować chcesz mi dobrze” “Te fará bem me querer bem”.

Bebida costumeira entre os “polacos”, a cada dia cresce o número de apreciadores. É uma bebida que tipicamente se toma no inverno, pois sua consistência proporciona um grande aquecimento (de deixar vermelho até o mais bronzeado dos gaudérios).

Seja polonês ou não, gaúcho ou não, a cachaça faz o gosto de todos que dela degustam.

Esta bebida foi pesquisada por Paulo Lysyk, pioneiro na arte de destilar a Mientowka, foi um exemplo de Missioneiro Guaraniense, resgatando costumes, valorizando suas tradições, origem, terra, suor, família, educação, e... como transformar a Cachaça em licores dos mais diversos sabores. 

Quando vier à Dom Feliciano não deixe de experimentar a nossa Mientowka. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS