Saúde e Bem Estar


Emagreci, e agora? Veja três dicas práticas para se manter em forma após a dieta

Mesmo que já tenha atingido a forma física dos seus sonhos, você vai precisar nutrir seu corpo durante toda a vida
21/09/2019 Gaúcha ZH / Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

Costumo dizer que emagrecer é a parte mais fácil. Não que seja um processo sem dificuldade, é preciso muita dedicação, organização e comprometimento. Mas vamos combinar, para perder peso não tem muito segredo. Se houver déficit calórico e a divisão de nutrientes estiver apropriada, você vai emagrecer.

Isso significa comer menos do que gasta, consumir vitaminas e mineiras e se exercitar. Pronto! Mas e depois que você chega na situação que deseja, o que faz? 

Voltar aos velhos hábitos vai te levar de volta à estaca zero. É aí que muita gente acaba se perdendo. Abaixo confira três dicas praticas para se manter em forma após a dieta:

1º: Se descubra e mude hábitos

Para ter sucesso e um emagrecimento sustentável é preciso construir novos hábitos e uma nova maneira de pensar. Use esse momento para entender o que funciona pra você a longo praz: descubra quais alimentos você realmente gosta e como você gosta de prepará-los. Assim, quando a fase de emagrecimento terminar, você não vai ficar perdida. Se alimentar bem e se exercitar vai além da estética. Mesmo que você já tenha atingido a forma física dos sonhos, você vai precisar nutrir seu corpo durante toda a vida.

2º: Tenha paciência 

Se você está em déficit calórico e já atingiu o peso que gostaria, é hora de focar nas "calorias de manutenção". O que isso significa? Ter um plano alimentar com calorias equivalentes ao seu gasto diário – assim você não engorda, nem emagrece. Mas calma! O processo é mais complexo que isso. O ideal é que a troca de calorias consumidas seja feita aos poucos, com equilíbrio entre macro e micronutrientes. Tudo sempre de acordo com suas necessidades individuais.

3º:  A quantidade de comida é determinante

A dieta de quem busca emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas manter o peso comendo de forma saudável tem uma coisa em comum: elas contêm os mesmos alimentos. O que vai definir se você vai emagrecer, ganhar ou manter o peso é a quantidade consumida de cada um deles. 

Quem vai poder te orientar sobre o quanto se deve ingerir em cada etapa é um nutricionista. Um profissional é imprescindível em todas as fases. 

Ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, minerais e adequada às suas necessidades é fundamental para sua saúde. Não tenha pressa e lembre-se que é um processo lento, porém duradouro, e isso é muito melhor que resultados rápidos e passageiros. 

Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha? Escreve semanalmente em revistadonna.com


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS