Dom Feliciano


É hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos.

Saiba como, quando e onde descartar corretamente.
03/10/2019 Aline Rosiak - Donfa News

Todo produtor rural brasileiro que faz uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) tem a obrigação de devolver as embalagens vazias desses produtos nas unidades do Sistema Campo Limpo, como é chamado o programa de logística reversa que funciona em todas as regiões do país. O volume recebido pelo sistema é encaminhado para reciclagem e pode voltar à industria em forma de novos galões plásticos. Entregar as embalagens para terceiros ou mantê-las na propriedade após o período de um ano da data que consta da nota fiscal de venda é crime e gera multa.

Mais do que evitar problemas com a lei, o produtor que cumpre sua parte contribui com um importante ciclo que traz benefícios ambientais para o país. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), 94% das embalagens plásticas primárias de defensivos agrícolas comercializadas no Brasil são recolhidas pelo Instituto e encaminhado para as onze recicladoras parceiras do sistema. Do total recolhido, cerca de 91% têm condições de ser reciclado. O restante é incinerado.

Para realizar essa coleta, o Sistema Campo Limpo conta com 411 unidades de recebimentos em 25 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2017, foram 44,5 toneladas de embalagens vazias recolhidas. Desde 2002, quando o Campo Limpo foi criado, 475.644 toneladas já foram destinadas ao Sistema.

Produtor não pode manter as embalagens na propriedade por mais de um ano ;

Segundo a inpEV, a entrega em unidades credenciadas é importante pois permite que o material seja devidamente avaliado, e, assim, apenas o que está dentro dos padrões de qualidade pode ser reciclado. Como as recicladoras parceiras respeitam os padrões preestabelecidos de segurança, qualidade e rastreabilidade, além das normas dos órgãos ambientais e as exigências legais, os artefatos produzidos após a reciclagem podem ter seu uso aprovado para comercialização.

Como descartar as embalagens corretamente

Para realizar a entrega da maneira correta, é preciso seguir algumas etapas. Após o uso dos agrotóxicos, os produtores rurais precisam lavar as embalagens com o processo de tríplice lavagem ou por lavagem sob pressão. Confira, no site do inpEV, como realizar esses tipos de lavagem.

Em seguida, as embalagens precisam ser inutilizadas. Após tomar essas medidas, o produtor tem um ano para entregá-las nas unidades de recebimento. As embalagens devem estar acompanhadas de suas tampas.

Procure o local mais próximo e faça o descarte corretamente:


Com informações do Globo Rural;


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS