Geral


Camaquense Luciano Mendes é destaque nacional no Skate Downhill

Um camaquense vem se destacando na modalidade que é considerada a fórmula 1 do skate mundial.
22/10/2019 Fonte: Igor Garcia/ Gazeta Regional Fotos: arquivo pessoal - redes sociais

A modalidade downhill  é uma daquelas que vem dos primórdios do skate e, como diz o próprio nome, consiste em descer ladeiras. Dentro da própria modalidade existem diferentes maneiras de se andar. Como por exemplo, o “speed”, que é descer a ladeira em alta velocidade, sem frear, geralmente usando skates e acessórios de proteção diferenciados(macacão, capacete fechado, luvas).

No downhill utilizam-se os skates chamados longboards, com os shapes mais compridos e rodinhas mais robustas. Além disso, as manobras mais praticadas são conhecidas como slides.

Luciano Mendes, nascido e criado em Camaquã, sempre foi um apaixonado pelo esporte. Começou a andar de skate aos 11 anos de idade e 25 anos depois a paixão só aumenta.

“Vou fazer 37 anos, dediquei a minha vida a esse esporte.”

Na adolescência, com um skate comprado em Camaquã, arriscou as primeiras descidas na lomba da Igreja Matriz, mesmo antes da Avenida Olavo Moraes ser asfaltada.

“Lembro de descer a lomba da Matriz entre os paralelepípedos e a calçada, até chegar na praça Zeca Netto.”

Mendes, que hoje reside no litoral norte do estado, em Atlântida, fez da ladeira do Morro da Borússia, seu segundo lar.

“Morava em Camaquã, quando fiz uma viagem e conheci o Morro, na época, falei pra minha esposa, nós vamos vir morar aqui, pouco tempo depois surgiu a oportunidade e nos mudamos pro litoral. Hoje sou conhecido por causa do skate e do Morro da Borússia, todo mundo me conhece aqui.”

@mendes_longboard, como o skatista é conhecido nas redes sociais, já participou de diversos campeonatos, a nível estadual, nacional e internacional.

O camaqüense é um dos principais atletas da modalidade no Estado. Luciano foi o idealizador do primeiro evento de skate downhill do litoral norte gaúcho. O skatista também é o idealizador das primeiras placas de trânsito do país a alertarem que na via existe prática de skate downhill.

“Assim como existem placas indicando e alertando os motoristas e pedestres para prática de ciclismo, aqui no Morro precisávamos alertar para prática de downhill.”

O atleta é praticante da modalidade downhill desde 2011. Segundo ele o Rio Grande do Sul é privilegiado pelas ladeiras.

“ Os melhores do Brasil moram aqui, temos as ladeiras mais difíceis e rápidas do país.”

A velocidade é o foco da modalidade, a ladeira mais temida do planeta fica localizada em Teutônia, a ladeira-mãe, como é carinhosamente chamada a descida da Linha Harmonia.

“Em Teutônia eu andei na casa dos 117 km/h, alguns profissionais chegaram a atingir a marca dos 122 km/h.”

No Brasil, alguns atletas já foram diversas vezes campeões mundiais, temos também recordistas de quebra de velocidade do “Guinness World Record”, todos esses residentes do sul.

O camaqüense foi por duas vezes, terceiro colocado no Arizona Challenge, um dos principais eventos do calendário da modalidade no Brasil. Luciano conquistou em 2019 o título do campeonato Catarinense.

O atleta não sobrevive do esporte, embora tenha patrocínio de algumas marcas.

“Eu não sobrevivo disso, mas algumas marcas de skate me patrocinam. Sou um atleta amador, já tenho uma certa idade para o esporte, mas quero me profissionalizar em 2020.”

Mendes corre pela categoria master, acima de 35 anos.

O nível das competições e dos atletas são muito altos.

“Eu sou atleta amador, o nível das competições são altos, mas me considero um atleta com nível bom, o pessoal é muito dedicado.”

Luciano conta que já se lesionou algumas vezes, mas que o esporte é muito seguro.

“O esporte é de alta velocidade, usamos todos os equipamentos de segurança, mas já tive algumas lesões, passei por cirurgias. Tive alguns acidentes feios também, mas estamos aí.”

No último final de semana, o atleta camaqüense, ficou em terceiro lugar em uma seletiva para o campeonato Brasileiro que aconteceu em Farroupilha. Com a colocação, o skatista estará disputando a final do campeonato Brasileiro, na cidade de Monte Alegre, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de Novembro.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS