Aumento de competição abaixa juros no financiamento de imóvel
Financiamento de imóvel é uma modalidade de empréstimo destinada para quem quer adquirir o imóvel próprio, mas não tem recursos suficientes para pagar o valor em sua totalidade. Normalmente, a maioria dos brasileiros recorrem ao financiamento para tornar o sonho da casa própria uma realidade.
Através do financiamento de imóvel, o cliente faz o pagamento da entrada do imóvel, que pode girar em torno de 15 a 20% do valor total do imóvel, e o restante do montante é pago pelo banco. O prazo de pagamento do financiamento pelo cliente pode chegar até 30 anos e o imóvel pode ser utilizado imediatamente, o que torna as parcelas acessíveis.
O aumento na competição no setor de financiamento imobiliário pelo maior número de buscas de clientes fez com que as instituições financeiras baixassem a taxa de juros de seu financiamento. Nesse mês de outubro, a Caixa Econômica Federal reduziu pela terceira vez a porcentagem da suas taxas de juros para quem quer fazer um financiamento.
Atualmente, a taxa de juros mínimos de crédito imobiliário na Caixa Econômica Federal está em 6,75% ao ano, mais a Taxa Referencial. Antes dessa mudança anunciada pela Caixa, a taxa de juros ao anos estava fixada em 7,50% mais a TR. Essa mudança faz com que essa seja a menor taxa de juros já cobrada pela Caixa que, por sua vez, já fixou a sua taxa de juros em 9,50% mais a TR.
Os requisitos para solicitar um financiamento na Caixa é ser maior de idade, brasileiro, não ter o nome negativado, e possuir renda para comprovar a capacidade de cumprir a obrigação do contrato. As condições de financiamento levam em consideração o perfil do cliente e a sua renda. Há 4 tipos de financiamentos imobiliários diferentes: imóvel novo ou usado, construção, habitação social, imóvel comercial.
Esse é o melhor momento para quem quer fazer um financiamento imobiliário e garantir taxas de juros mais baixas em seu contrato. As taxas de juros fazem uma diferença enorme no custo efetivo total do contrato.