Dom Feliciano tem roteiro turístico
Dom Feliciano é um município pequeno, mas com lindas paisagens e importantes pontos turísticos que remetem a história de um povo hospitaleiro, acolhedor e trabalhador. Mesmo ainda não tendo o turismo desenvolvido ainda no município, a voluntária Luciana T. Novinski montou um roteiro direcionado à história de Francisco Valdomiro Lorenz, uma grande personalidade que muito contribuiu com a história da cidade.
Confira o roteiro proposto por Luciana:
• Casa da Cultura do Imigrante – Biblioteca Pública Municipal Francisco Valdomiro Lorenz e Museu Municipal. Com livros de F. V. L. na Biblioteca e no Museu com a Exposição Permanente “A história das famílias Lorenz e Bieszczad em Dom Feliciano” e acervo da história local;
• Monumento do Imigrante, construído nos 100 Anos de Imigração Polonesa, próximo a Casa da Cultura;
• Farmácia do Otto filho mais velho de Lorenz e primeiro prédio 2 andares cidade.(Vista externa);
• Casa onde morou Francisco Valdomiro Lorenz com sua família, infelizmente foi modificada em sua estrutura. (Vista externa);
• Memorial Francisco Valdomiro Lorenz em frente ao Cemitério Municipal abriga os Restos Mortais de F. V. L. e da primeira esposa Ida Krachefski.
• Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, com mesmo ritual que acontece no Santuário da Polônia e Via da Sacra esculpida nas paredes pelo Artista dos Deuses Arystarch Kaszczkurewisz, que não tinha as mãos e nem a visão do olho esquerdo.
• Centro Espírita Francisco Valdomiro Lorenz na Rua Ivo Mainardi, 179, (Encontro com Presidente e membros do Grupo Espírita);
• Mirante da cidade com a Cruz do Imigrante e o Monumento da Padroeira, no ponto mais alto de Dom Feliciano;
• Casa do Artesão, venda de artesanato local ao lado da Casa da Cultura na saída da cidade.
Luciana é pesquisadora de Francisco Valdomiro Lorenz, construiu com os netos de Lorenz , Vladimir e Sinval o MEMORIAL e também fez a Exposição Permanente sobre a família na Casa da Cultura. Participou e ajudou na produção do Filme Curta Metragem “Histórias Extraordinárias” da RBSTV afiliada da Rede Globo no RS, intitulado “Muitas Vidas” sobre a vida de Francisco Valdomiro Lorenz; Participou do livro “KOMPLETO GRAMATIKO DE LA TUPIA LINGVO” de Francisco Valdomiro Lorenz. Uma gramática da Língua Tupi, escrita originalmente em Esperanto, organizado pelo Professor Fabricio Possebon da Universidade Federal da Paraíba, e o prof. Fernando Pita, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e por ela, o qual teve o lançamento oficial foi na Bienal do Livro do Rio de Janeiro; Tem um canal Luciana Novinski no You Tube com vídeos sobre Lorenz e também é blogueira.
Interessados em agendar visitas e passeios, podem entrar em contato com a voluntária, pesquisadora e blogueira através do e-mail: [email protected] ou pelo fone: (51) 995510555.
Saiba mais acessando o www.lunovinski.blogspot.com