Política


Bolsonaro diz a aliados que anunciará saída do PSL na terça-feira

Saiba qual a posição dos quatro deputados federais gaúchos sobre o assunto
11/11/2019 Fonte: Silvana Pires/ Gaúcha ZH -- Foto: José Dias / Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro irá se reunir com a bancada do PSL nesta terça-feira (12), em Brasília. Segundo aliados, ele anunciará que deixará a sigla na qual foi eleito presidente da República em 2018. Em entrevista ao site O Antagonista, Bolsonaro disse que a decisão de sair do partido já está tomada. A coluna confirmou com o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) que este será o tema do encontro desta terça-feira (12). 

Bolsonaro diz que PSL é como gêmeo xifópago e melhor solução é se separar

— O presidente Jair Bolsonaro vai sair, vai ficar independente em um primeiro momento. Eu também irei anunciar amanhã (a saída) por que, de fato, eu já estou fora do PSL.

De acordo com Bibo Nunes, o advogado do presidente, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga, deve entrar ainda nesta semana com uma ação de justa causa no TSE para que os parlamentares possam deixar o PSL sem perder o mandato e ainda ter direito ao fundo partidário e ao tempo de TV. 

A coluna conversou com os demais deputados gaúchos que fazem parte da bancada federal do PSL. O deputado Ubiratan Sanderson confirmou a reunião, mas afirmou que não foi informado do tema do encontro. Ele afirma, entretanto, que acompanhará o presidente: 

— Se realmente confirmar que ele vai sair do PSL, eu o acompanho. Mas precisamos de uma autorização judicial para seguirmos com o mandato. Inclusive, a ação que se estuda entrar no TSE irá pedir uma concessão de liminar para que possamos deixar o partido. 

O deputado Marcelo Brum afirmou que irá esperar a reunião com Bolsonaro para então anunciar uma decisão, mas ressalta que é "evidente" que está com o presidente. 

Já o deputado Nereu Crispim, identificado com a ala do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, irá continuar na sigla: 

— Eu vou seguir no PSL. É bom ressaltar que seguirei votando as pautas do presidente. Não vai mudar nada. As pautas do PSL são as pautas do presidente Bolsonaro, o liberalismo, a desburocratização, a redução da máquina pública. Isso não nuda.  

A ala bolsonarista do PSL conta com cerca de 29 parlamentares, desses, Bibo acredita que pelo menos 25 devem sair do partido. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, deputados abertamente dissidentes, como Joice Hasselmann (SP) e Delegado Waldir (GO), não foram convidados para a reunião, assim como o senador Major Olímpio (SP).

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS