Construção do presídio federal de Charqueadas deve começar em 2020
Após reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o governador Eduardo Leite anunciou que a construção do primeiro presídio federal do Rio Grande do Sul começará em 2020 e que R$ 2 milhões já estão assegurados no Orçamento da União do próximo ano. A previsão é investir um total de R$ 45 milhões e concluir as obras em três anos. A instalação da penitenciária de segurança máxima em Charqueadas, na região Carbonífera do Estado, terá um aporte financeiro maior por parte da União para investimentos em outras unidades prisionais gaúchas, além de auxílio para capacitação de agentes penitenciários.
Com a instalação de uma penitenciária de segurança máxima em Charqueadas, o Estado terá um aporte financeiro maior por parte da União para investimentos em outras unidades prisionais gaúchas, além de auxílio para capacitação de agentes penitenciários.
Conforme Leite, as ações vão ao encontro do RS Seguro, que tem como estratégias colocar mais efetivo nas ruas e investir em equipamentos e viaturas para o policiamento ostensivo, mas também qualificar o sistema penitenciário para efetivamente garantir maior segurança pública no Estado. A unidade será a sexta prisão federal do País – as outras cinco, já em funcionamento, ficam em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).