Saúde e Bem Estar


Saiba de quais alimentos você pode (e deveria) comer a casca

Cascas, assim como talos, sementes e folhas, concentram mais nutrientes do que a polpa dos alimentos
18/11/2019 Fonte: Raquel Lupion/ Gaúcha ZH -- Foto: Liliya Trott / stock.adobe.com

Você sabia que mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos são descartadas por ano no mundo? Seria necessário apenas 25% dessa quantidade para abastecer a população que não tem o que comer. Agora, reflita um pouco sobre os seus hábitos de consumo. Você costuma jogar alimentos fora?

Uma das estratégias para reduzir o descarte é programar sua alimentação da semana, calculando as quantidades aproximadas de cada refeição, para que não sobre comida que tenha que ir para o lixo. Outra estratégia é fazer o aproveitamento integral dos alimentos, ou seja, utilizar todas as suas partes comestíveis e, de quebra, se beneficiar de tudo o que eles podem te oferecer. Basta apenas uma mudança de hábitos e dizer não ao preconceito. 

Muitas pessoas fazem cara feia ao imaginar comer a casca da banana, por exemplo, mas não imagina que ela pode virar uma bela opção de recheio para tortas e quiches, desfiada e com molho, em substituição à carne.

As cascas, assim como os talos, sementes e folhas, em geral concentram muito mais nutrientes do que a polpa dos alimentos. Então, aproveite toda essa intensidade nutritiva e “saia da caixa” nas receitas e preparações. Só atente para um detalhe: as cascas concentram também uma maior quantidade de agrotóxicos. Portanto, para consumi-las com segurança, prefira as dos alimentos orgânicos.

Na hora de comprar, cuide para que o produto esteja íntegro, sem mofo ou machucados que possam ter comprometido a higiene do alimento, e compre uma quantidade adequada para o consumo pretendido, para não haver desperdícios.

Lave e higienize bem ao chegar em casa. Minha dica é: nunca guarde os alimentos “sujos” vindos da feira ou do supermercado. Faça a higienização com solução clorada, enxague abundante, use uma escovinha para limpar as sujeiras mais difíceis e depois seque bem. Guarde em recipientes adequados e secos.

Para as preparações, deixo aqui algumas sugestões para você tentar:

Casca da batata

Cozinhe, asse ou frite as batatas junto com a casca! Não há necessidade de retirar e o alimento fica com um teor muito maior de fibras!

Casca da abóbora

Essa é outra que pode ser consumida junto ao alimento cozido ou assado, ou pode ser acrescentada em saladas ou enriquecendo o arroz. Experimente fazer canapés com a casca! Para todas as preparações, ferva antes, pois ela é muito dura. A casca da abóbora tem mais fibras, potássio, vitamina A e proteínas do que a polpa.

Casca da banana

Rica em vitaminas A, C, complexo B e fósforo, pode ser utilizada em doces, compotas e bolos ou, quando retirada a parte branca, pode ser desfiada e colocada em receitas salgadas, como um molho vermelho, para servir de recheio em tortas e quiches, ou até preparações como hambúrguer de casca de banana.

Casca do maracujá

É rica em pectina, uma fibra que ajuda a diminuir a absorção de gorduras e açúcares, além de nutrientes como vitamina B3, ferro e cálcio. Pode ser utilizada para enriquecer as saladas, preparar molhos, purês e também fazer doces.

A imaginação é o limite. Além das preparações básicas de vitaminas, smoothies, sopas e caldos, e das sugestões que eu dei nesse artigo de hoje, aventure-se na cozinha e se surpreenda com o potencial de sabores e variedades que a natureza nos dá!

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS