Política


"O governo não tem uma ideia fixa", afirma Eduardo Leite sobre mudanças no plano do magistério

Governador indicou que pode ceder em pontos da proposta desde que se encontrem contrapartidas
28/11/2019 GaúchaZH

Pressionado pelas críticas de aliados à proposta de mudança no plano do magistério e pela ampla greve dos professores, o governador Eduardo Leite indicou, nesta quinta-feira (28), que o Palácio Piratini pode ceder em pontos da medida.

— O governo não tem uma ideia fixa e quer viabilizar uma reforma importante para o Estado. Estamos convictos de que o que estamos apresentando é razoável, dada a circunstância fiscal — disse o governador.

Perguntado se há margem para negociação em um encontro de duas horas com a imprensa, Leite não quis afirmar que está aberto a mudanças. Porém, deu sinais de que alterações podem ocorrer, desde que se encontrem contrapartidas.

— Essas propostas vêm na necessidade fiscal que o governo tem e dentro de uma agenda de competitividade. Tudo aquilo que a gente for negociar aqui, teremos de achar a fonte de financiamento — completou o governador.

Nos bastidores, o Palácio Piratini analisa mudanças no plano. Entre elas, uma reforma no quadro de subsídios apresentado à Assembleia, incluindo a ampliação dos níveis de carreira e a adoção de um número maior de classes por merecimento e antiguidade.

Na quarta-feira (27), os planos do Executivo de aprovar a medida ainda neste ano sofreram um revés. Maior bancada da base aliada, o MDB divulgou uma nota contrária à proposta

"da maneira que foi encaminhada". Para Leite, há "muita incompreensão" no projeto. O governador ainda reafirmou que está aberto para receber os deputados e esclarecer "exaustivamente" as medidas.

— Não podemos fazer meia reforma. Precisamos fazer a reforma necessária é inadiável para que o Estado vire está página e possa trabalhar com uma perspectiva de futuro — pontuou Leite.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS